Eder Kinappe e o “irmão maior” do naipe de cordas

O contrabaixo, cujo surgimento foi no século XVI, é o instrumento de maior tamanho e de som mais grave entre os que compõem o naipe de cordas de uma orquestra. Aqui no site do Sinos, como parte do Projeto Espiral, Eder Kinappe e Fausto Borém se dividem em diferentes módulos para abordar aspectos práticos e teóricos relacionados a esse imponente instrumento.
“A minha maior motivação para participar do Projeto Sinos foi ter a oportunidade de poder falar aos jovens músicos de todo o Brasil”, diz Eder Kinappe. “É um grande meio para construir os fundamentos de um ensino musical, a construção de uma escola de instrumento e uma filosofia de comprometimento com a música. Quando ensinamos um instrumento para o aluno, não devemos criar barreiras, pois o ensino deve ser, sempre, libertador”, defende.
Eder Kinappe iniciou seus estudos com o instrumento em 1996 com o professor Nilson Prestes. Nesse mesmo ano, ingressou no curso de contrabaixo do Conservatório de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), tendo como maestro Milton Romay Masciadri. Em seguida, fez na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sua graduação em contrabaixo sob a maestria de Alexandre Ritter. Ao longo da carreira, participou de uma série de orquestras, entre elas a da Universidade de Caxias do Sul, onde foi primeiro contrabaixista e também atuou como professor; Orquestra Unisinos; Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (como convidado); Orquestra de Câmara SESI/Fundarte, Orquestra Sinfônica do SESC; Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra de Câmara da Ulbra e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Ospa, na qual, em 2002, foi vencedor do Concurso Jovens Solistas.
Kinappe estudou também na Universidade da Geórgia, nos EUA, com Milton Walter Masciadri, e lá participou do Double Bass Symphosium. Além disso, fez cursos e masterclasses, com importantes contrabaixistas do Brasil e do mundo e foi professor em diversas instituições e festivais de música, como a UFRGS, o Conservatório Pablo Komlós e o Festival Internacional Sesc de Música (Pelotas-RS). O artista é contrabaixista e membro fundador da Sphaera Mundi Orquestra, sob a direção musical de Emmanuele Baldini.
Em suas videoaulas, o Professor Eder Kinappe aborda diferentes aspectos do estudo e da performance do Contrabaixo, como postura corporal, produção do som, fundamentos do arco, literatura do instrumento, rotina e organização dos estudos, escalas e arpejos.
“Para mim, ter elaborado essas videoaulas reforçou ainda mais a ideia de que ensinar um instrumento musical é algo que une as pessoas”, diz Eder. “Mesmo sem ter conhecido sequer um aluno, sinto como se estivesse conectado a eles”, explica o músico.