Ecologia e folclore para as crianças cantarem

Foram lançadas no dia 23 de março as partituras para três novas composições da série Música Brasileira para Coro Infantil do projeto Um Novo Olhar. Criadas especialmente pelo compositor Eduardo Lakschevitz, *Animais*, *Folhinha de Coqueiro* e *Lavadeira* se juntam ao repertório disponível aqui no site do projeto e que tem como objetivo fornecer aos regentes desses grupos material didático e repertório de compositores brasileiros.

**As obras**
Na obra *Animais*, para coro infantil a três vozes iguais com acompanhamento de piano e percussão, o compositor utiliza como texto nomes de animais listados na Instrução Normativa MMA no 03, de 27 de maio de 2003 – Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Sua intenção é provocar uma reflexão sobre as diversas espécies em extinção e colaborar para o despertar de uma consciência ecológica tanto nos cantores quanto naqueles que ouvirem a canção. Eduardo Lakschevitz sugere que “os instrumentos de percussão que constam na partitura, na medida do possível, sejam construídos pelos próprios alunos/cantores, utilizando materiais recicláveis, como o ganzá feito de potes de iogurte e arroz, e o tambor grave feito por balde de lata ou plástico”.

Eduardo compôs *Folhinha do Coqueiro*, para coro infantil a três vozes iguais com acompanhamento de piano, a partir de canção extraída do livro *500 Canções Folclóricas*, de Ermelinda Paz (Musimed, Brasília, 2015). De acordo com o compositor, “o texto relata um conselho de mãe, que num dado momento é questionado pela filha, como tantas vezes acontece nessa relação parental.” Ele explica que a peça é escrita no estilo do Maxixe, que pode ser ainda melhor caracterizado adicionando-se um pandeiro em sua interpretação. Graciosa e singela, a peça apresenta dificuldade mediana.

*Lavadeira*, para coro infantil a duas vozes iguais com acompanhamento de piano e pandeiro, também foi criada a partir de canção extraída do mesmo *500 Canções Folclóricas* e, de acordo com o compositor, “foi composta com curtos trechos em imitação melódica e tessitura pouco extensa, facilitando o aprendizado dos cantores”. Do mesmo modo, sua escrita simples para piano, juntamente com o acompanhamento do pandeiro, realça o caráter rítmico e sincopado da melodia, trazendo graça e leveza à obra.

**O compositor**
Eduardo Lakschevitz Xavier Assunção nasceu no Rio de Janeiro, em 1968, e é professor do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, onde leciona nos cursos de Graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS). É doutor em Música pela UNIRIO e mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri-Kansas City (EUA), na classe do Dr. Eph Ehly, onde foi premiado com o Graduate Achievement Award. Recentemente completou estágio pós-doutoral na Universidade de Syracuse (EUA). Ele iniciou sua atividade como compositor a partir da necessidade de construção e adaptação de repertório coral, ao longo de três décadas de trabalho como regente de coros escolares, universitários, religiosos e comunitários. Dedica-se à composição de peças para coros de todas as idades, em diversas formações. Seus arranjos e composições corais têm sido gravados por grupos no Brasil, Estados Unidos, Venezuela, Eslovênia e México. São publicados pelas editoras Rioarte, Oficina Coral, Alliance Music, Colla-Voce, Carus Verlag e Carl Fischer.

*Na imagem de abertura, Eduardo Lakschevitz em montagem com foto de divulgação*