Aos poucos, a cena cultural “presencial” do Rio vai se reaquecendo. Com apresentações como as do Duo Santoro de violoncelos (à esquerda) e do Trio Choro Novo (abaixo), nos dias 9 e 10 de março, respectivamente, a Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro vem participando dessa retomada, em grande estilo.
A Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente ocupa o palco do Teatro Dulcina desde o final de fevereiro e durante todo o mês de março, sempre às quartas e quintas-feiras (veja a programação completa no final deste post). Às quartas, a programação fica a cargo do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, mais dedicado à música clássica. Às quintas, a seleção é do Bossa Criativa, que dá mais destaque à música popular. Ao lado do Um Novo Olhar, os dois projetos integram o programa ATG. Gravada ao vivo, parte das atrações é posteriormente disponibilizada no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Os shows são gratuitos e os ingressos podem ser obtidos na plataforma Sympla (https://bit.ly/3Ms6CU9).
Anteriormente, a Mostra Arte de Toda Gente já realizou edições na Chapada dos Veadeiros (GO), em São Cristóvão (SE) e em Ouro Preto (MG) com participação de artistas, artesãos, profissionais da gastronomia e outras áreas que fazem parte da cultura e tradição dessas regiões. A iniciativa é voltada para a divulgação de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural.
Duo Santoro
O duo (na foto ao lado) é formado pelos irmãos Paulo e Ricardo Santoro, que iniciaram seus estudos musicais com o pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Graduados em 1989 pela Escola de Música da UFRJ, mais tarde, tornaram-se mestres pela mesma universidade e pela UNIRIO. Ambos pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com a qual já se apresentaram várias vezes como solistas, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como trios, quartetos e outros duos.
Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e já se apresentou nas principais salas de concerto de todo o país, na República Dominicana, e no famoso Carnegie Hall de Nova York. Seus recitais consistem em um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, contando com a colaboração de diferentes compositores.
Em 2013, os irmãos lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos. Em 2017, lançaram o CD “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo!
Trio Choro Novo
O Trio Choro Novo – Sotaques & Influências (foto ao lado) é formado por Abel Luiz (arranjos e cavaquinho, bandolim, violão tenor e viola caipira), Marlon Mouzer (arranjos, voz e violão) e Reinaldo Pestana (percussão e bateria). Seu projeto celebra o encontro de três músicos que, com experiências e formações musicais distintas, se reuniram para tocar choro. E que, a partir da riqueza de possibilidades sonoras e musicais deste gênero, encontraram canais de expressão para outros “fazeres e aconteceres” musicais, eruditos e populares, regionais e urbanos, nacionais e internacionais. Para eles, o choro é uma escola na qual se aprende o diálogo com diferentes canais de expressão sonora, com diferentes sotaques e influências que tornam tão especial e original a música brasileira.
Confira a programação completa da Mostra:
9/3 – Duo Santoro – 19h
10/3 – Trio Choro Novo – 19h
16/3 – Orquestra Sinfônica da UFRJ e convidados (Concerto por Petrópolis – beneficente)* – 19h
17/3 – Lançamento do livro “Para Ouvir o Samba” com show com o autor, Luis Felipe Lima, e Pedro Miranda – 18h. A apresentação será seguida de uma sessão de autógrafos
23/3 – Duo Barrenechea (flauta e piano) – 19h
24/3 – Grupo de Sopros e Percussão da OSUFRJ – 19h
30/3 – Quarteto Suassuna – 19h
31/3 – Show Marcelo Caldi – 19h
(*) Excepcionalmente, no dia 16 de março, quando se apresentará a Orquestra Sinfônica da UFRJ com músicos convidados, haverá cobrança de ingressos, com preços populares (R$ 10, meia e R$ 20 inteira), com renda revertida para as vítimas dos temporais que atingiram a cidade de Petrópolis (RJ).
Fotos do
Foto do Duo Santoro, Stefano Aguiar. Foto Trio Choro Novo – Divulgação