Dona Jandira no Festival Arte de Toda Gente

Já está disponível aqui no site e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, o show de Dona Jandira no Festival Arte de Toda Gente. Acompanhada pelo pianista Túlio Mourão, a cantora de 82 anos desfila canções do repertório de seu CD “Afinidades” – entre as quais pérolas coletadas nas telas de cinema, nos palcos, nos bailes, nas rádios, como “Perfídia” (Alberto Domingues Milton Leeds), “Emoções” (Roberto e Erasmo Carlos) e “Sorrir” (Smile – Charles Chaplin). Gravada em vídeo, a apresentação fazem parte do conjunto de atividades do Bossa Criativa na programação do festival Arte de Toda Gente.

Carreira iniciada aos 64 anos

Dona Jandira, cantoraNascida em Alagoas, Dona Jandira viveu em Maceió e Recife antes de chegar às montanhas de Minas Gerais, onde iniciaria sua carreira como cantora. Embora tenha feito seus primeiros estudos musicais, quando criança, foram com a mãe, professora de piano e acordeom, ela não seguiu em frente por falta de incentivo e pelo preconceito da família em relação à profissão.

Aos 64 anos, no entanto, Jandira iniciou uma carreira profissional na música e, desde então, realizou mais de trezentos shows, em Minas e em outros estados brasileiros. Ela gravou seu primeiro CD em 2008, e em 2012, lançou o DVD “Dona Jandira ao Vivo”, com as ilustres participações de Luiz Melodia, Paulinho Pedra Azul e Marco Lobo. Em 2017, gravou o CD “Afinidades”, em dupla com o renomado pianista, compositor e arranjador Tulio Mourão. A partir daí (até as restrições da pandemia), tem feito turnês por todo o Brasil, incluindo shows em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e em muitas outras cidades do interior do pais.

O pianista

Mineiro de Divinópolis, o compositor, pianista e arranjador Túlio Mourão (foto) é protagonista de uma rica história dentro da Música Brasileira. Integrou a banda Mutantes na fase do rock progressivo e, mais tarde, acompanhou artistas como Milton Nascimento (de quem é parceiro), Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Fagner, entre outros. É também parceiro em canções com Adélia Prado, Fernando Brant, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Abel Silva, Sérgio Dias, Tavinho Moura, Murilo Antunes e Nelson Motta, que foram gravadas por nomes como Maria Bethânia, Nara Leão, Ney Matogrosso, Zimbo Trio e Eugênia Melo e Castro.

Fotos de divulgação