Já está disponível aqui no site e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube,o show de Dona Jandira no Festival Arte de Toda Gente. Acompanhada pelo pianista Túlio Mourão, a cantora de 82 anos desfila canções do repertório de seu CD “Afinidades” – entre as quais pérolas coletadas nas telas de cinema, nos palcos, nos bailes, nas rádios,como “Perfídia”(Alberto Domingues Milton Leeds), “Emoções” (Roberto e Erasmo Carlos) e “Sorrir” (Smile – Charles Chaplin).Gravada em vídeo, a apresentaçãofazem parte do conjunto de atividades do Bossa Criativa na programação dofestival Arte de Toda Gente.
Carreira iniciada aos 64 anos
Nascida em Alagoas,Dona Jandiraviveu em Maceió e Recife antes de chegar às montanhas de Minas Gerais,onde iniciaria sua carreira como cantora.Embora tenha feito seus primeiros estudos musicais, quando criança, foram com a mãe, professora de piano e acordeom,ela não seguiu em frente por falta de incentivo e pelo preconceito da família em relação à profissão.
Aos 64 anos, no entanto, Jandira iniciouumacarreira profissional na músicae,desde então,realizou mais de trezentos shows,em Minas eemoutrosestadosbrasileiros. Ela gravou seu primeiro CD em 2008, e em 2012,lançou o DVD “Dona Jandira ao Vivo”, comas ilustresparticipações de Luiz Melodia, Paulinho Pedra Azul e Marco Lobo. Em 2017, gravou o CD “Afinidades”, em dupla com o renomado pianista, compositor e arranjador Tulio Mourão. A partir daí (até as restrições da pandemia), tem feito turnês por todo o Brasil, incluindo shows em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e em muitas outras cidades do interior do pais.
O pianista
Mineiro de Divinópolis, o compositor, pianista e arranjador Túlio Mourão (foto) é protagonista de uma rica história dentro da Música Brasileira. Integrou a banda Mutantes na fase do rock progressivo e,mais tarde, acompanhouartistas como Milton Nascimento(de quem é parceiro), Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrossoe Fagner, entre outros.É também parceiro emcanções com Adélia Prado, Fernando Brant, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Abel Silva, Sérgio Dias, Tavinho Moura, Murilo Antunes e Nelson Motta,que foram gravadas por nomes como Maria Bethânia, Nara Leão, Ney Matogrosso, ZimboTrioe Eugênia Melo e Castro.
Fotos de divulgação