Debates e apresentações marcam o 173º Aniversário da Escola de Música da UFRJ

Em 2021, a Escola de Música da UFRJ – EM celebrou 173 anos de atividades ininterruptas e, para comemorar, promoveu cinco mesas virtuais e concertos pré-gravados. A programação foi transmitida pelos canais Concertos UFRJ (www.youtube.com/user/concertosufrj) e Arte de Toda Gente (https://www.youtube.com/artedetodagente). A EM é a responsável pela curadoria dos projetos do programa Arte de Toda Gente, desenvolvido pela UFRJ em parceria com a Funarte e dos quais faz parte o Bossa Criativa. Confira mais detalhes na página da escola (www.musica.ufrj.br).

Fundada em 1848, a Escola de Música é a mais antiga instituição do gênero no país e, tradicionalmente, comemora seu aniversário com uma série de concertos e recitais. Este ano, em virtude da pandemia, todos os eventos serão realizados de modo virtual.

Na noite de abertura, foi discutido o papel da música e das artes no contexto da elaboração do Plano Diretor UFRJ 2030. O plano orientará o desenvolvimento da Universidade nos planos físico-territorial e patrimonial, ordenando sua expansão e planejando a destinação de seus recursos, espaços e instalações. Dentre as demais atrações, está uma mesa dedicada aos projetos de parceria entre a Funarte e a UFRJ, como o Bossa Criativa, destacando as ações implementadas com o apoio técnico da EM.

Já os concertos oferecem uma programação ampla e variada (confira a seguir). Houve, ainda, uma noite dedicada aos professores e técnicos que faleceram no último ano. Confira a programação completa neste link: https://musica.ufrj.br/comunicacao/noticias/destaques/escola-de-musica-comemora-173-anos-com-extensa-programacao-de-lives-concertos-virtuais-e-homenagens