Da praça para o Teatro Dulcina

Em 26 de outubro, como parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, o Teatro Dulcina recebeu a Camerata Laranjeiras, orquestra criada por um grupo de músicos estrangeiros e que inclui jovens cariocas de diversos extratos sociais. No show, o repertório combinou clássico e popular, colocando no mesmo cardápio compositores clássicos como Krieg e Villa-Lobos e astros pop como Byoncé e o grupo A-ha. O evento é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Os ingressos foram gratuitos, podendo ser obtidos antecipadamente na plataforma www.sympla.com.br ou retirados diretamente na bilheteria do teatro.

A Camerata

Fundada em 2013, a Camerata Laranjeiras é uma orquestra que se originou de uma oficina de verão, no bairro de mesmo nome, no Rio. Após o encontro musical, seus promotores – os violinistas Tiago Cosmo (Brasil), Karolin Broosch (Alemanha) e a violoncelista Kaja Pettersen (Noruega) – ficaram motivados em formar uma orquestra que integrasse jovens de diferentes contextos sociais, unindo morro e asfalto por meio da música. O grupo fez sua estreia na praça Jardim Laranjeiras – na Rua General Glicério, local batizado como a Praça do Choro, onde também acontece uma tradicional feira de rua. Desde então, a orquestra vem marcando presença na praça, com apresentações e encontros musicais todo 2° sábado do mês.

Camerata interpreta “Take on me”, do grupo pop A-ha

Engajada em promover apresentações em ruas, praças, escolas, asilos, clínicas, lugares que não costumam ver uma orquestra, a Camerata Laranjeiras, ao longo desses 9 anos, superou a marca de mais de 900 apresentações pelo Rio, ficando popularmente conhecida como uma orquestra do povo.

A proposta de repertório do grupo é bem plural, combinando músicas tradicionais da Escandinávia com ritmos e canções brasileiras, unindo também música erudita com popular, rock e pop, entre outros gêneros, despertando com isso, encanto num público com gostos variados.

Camerata Laranjeiras no Teatro Dulcina

Fotos e vídeos de Henrique Koifman