Curso de Reparo e Manutenção para Instrumentos de Sopro retorna à Escola de Música da UFRJ

Com realização do Programa Arte de Toda Gente, o curso oferece formação gratuita para músicos, regentes e responsáveis por bandas de música, com curadoria da Escola de Música da UFRJ.

O Programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Projeto Bandas, abre inscrições para mais uma edição do tradicional Curso de Reparo e Manutenção para Instrumentos de Sopro. A formação será realizada presencialmente na Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98 – Centro, RJ) e tem como objetivo capacitar músicos, regentes e responsáveis por bandas no cuidado e na preservação de seus instrumentos.

Idealizado há décadas no âmbito dos Painéis Funarte de Bandas, o curso é gratuito e tem como foco o universo das bandas civis, escolares, orquestras e bandas militares, buscando responder às dificuldades enfrentadas por músicos de diversas regiões do país no acesso à manutenção técnica de seus instrumentos.

Com carga horária total de 18 horas, o curso será dividido em duas turmas:

  • Turma 1: 30 de agosto e 27 de setembro
  • Turma 2: 13 de setembro e 11 de outubro
  • Turma extra (reunião conjunta das duas turmas): 25 de outubro
    🕘 Horário: 9h às 12h e 13h30 às 16h30
    📍 Local: Hall de Entrada da Escola de Música da UFRJ

As inscrições estarão abertas de 19 de agosto a 12 de setembro, através do link:
https://forms.gle/xY6AUw211U6dGHQo7

Além disso, o curso também será ofertado nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2024, durante o IV Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ, com formulário de inscrição a ser divulgado em breve.

Professor com história e afeto pela prática bandística

O curso é ministrado por José Vieira Filho, referência nacional em manutenção de instrumentos de sopro. Com décadas de experiência prática e didática, José Vieira é conhecido por aliar intuição, técnica e soluções acessíveis, capazes de transformar o cotidiano de músicos e bandas de diferentes contextos. Filho de mestre de banda do interior de Pernambuco, ele traduz em suas aulas um profundo respeito pelas bandas como verdadeiro conservatório popular da música brasileira.

Parceria estruturante e apoio estadual

Com curadoria da Escola de Música da UFRJ, a ação integra o Projeto Bandas – Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, parte do Programa Arte de Toda Gente, fruto da parceria entre a Funarte e a UFRJ. A coordenação geral é do Prof. Dr. Marcelo Jardim, com coordenação pedagógica dos professores Leandro Soares e Gabriel Dellatorre.

O curso conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através da ação Por Todas as Bandas do Brasil, que promove o desenvolvimento técnico e artístico de músicos e regentes em diversas cidades do interior. Até agora, a ação já atendeu três estados e dez cidades brasileiras.


Sobre o Projeto Bandas

Criado em 1976, o Projeto Bandas da Funarte representa um marco na história do fomento à música de banda no Brasil, com ações contínuas como doação de instrumentos, edição de partituras, manuais técnicos, cadastro nacional de bandas e formação de músicos e regentes. Em 2019, o projeto passou a contar com suporte do Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, iniciativa da UFRJ aprovada pelo Departamento de Música de Conjunto e pela Congregação da Escola de Música, e conectada ao PROMUS. Desde 2022, integra o Programa Arte de Toda Gente, consolidando e ampliando seu papel estratégico na difusão da música de banda no Brasil.