Se encerraram no dia 19/06, no site www.academiavirtual.artedetodagente.com.br as inscrições para o curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo, do projeto Um Novo Olhar na Academia Arte do Toda Gente. Destinado à capacitação de educadores curso faz parte da série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão e tem coordenação de conteúdo do professor Robson Xavier, contando ainda com a participação dos professores Leandro Garcia e Sara Nina. As aulas assíncronas são ministradas em ambiente virtual fechado, ao qual só têm acesso os alunos inscritos. Haverá emissão de certificado para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de uma avaliação sobre o conteúdo apresentado. Novas turmas serão oferecidas em breve.
Dividido em seis módulos, o Curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo trata das relações entre a Acessibilidade Cultural e o Ensino das Artes Visuais no Brasil a partir de uma perspectiva não linear e não hegemônica. O conteúdo inclui questões como formação de públicos, acesso aos bens culturais, espaços de criação e protagonismo. O objetivo é tornar possível uma abordagem acessível e abrangente das concepções de educação formal, não formal e suas implicações no ensino das artes visuais na perspectiva decolonial. O foco estará nas implicações políticas da luta para a consolidação do ensino da arte na educação básica, valorização da arte como área de conhecimento e ampliação da acessibilidade cultural no Brasil.
Os professores Robson Xavier é artista visual e curador. Ele é pós-doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP; doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, com mobilidade na Universidade do Minho – Portugal; mestre em História pela UFPB; especialista em Educação Especial pela UFPB; com formação em Arteterapia pela Clínica Pomar – RJ; licenciado em Artes Plásticas pela UFPB. professor/pesquisador do Departamento de Artes Visuais e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É também líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI/UFPB/CNPq).
Leandro Garcia é doutorando em Artes Visuais na Universidade de Brasília (UnB); mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de Ensino de Artes Visuais; especialista em Cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduado em Licenciatura de Artes Visuais (UFRN) e membro do Grupo de Pesquisa Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais (UnB). Arte-educador, artista multimídia e designer digital, atua entre outras áreas em processos autobiográficos, moda, apropriação fotográfica em redes sociais e poéticas da visualidade. Atualmente, dedica-se a pesquisa de metodologias de investigação baseada em artes, a/r/tografia, autoformação, pintura autobiográfica em técnicas mistas e com utilização de materiais alternativos, assim como, a construção subjetiva da identidade no ensino formal e não-formal de artes.
Sara Nina é artista, professora e pesquisadora. Sonha em democratizar o acesso à Arte Educação e vê, com isso, a possibilidade de revolucionar a Educação como um todo. É graduada em Artes Plásticas, licenciada em Artes Visuais, especialista em Educação Inclusiva e mestre em Artes Visuais pela UFPB. Publicou, dentre outros livros, Travessia dos Sentidos: estratégias de mediação multissensorial e inclusiva no Sobrado Dr. José Lourenço em Fortaleza-CE. É ilustradora infantil e toca o projeto Artografismos, canal no YouTube, blog e instagram. É cearense e, atualmente, mora em São Paulo.