Com organização de Danielle Ramos e apresentação de Bruno Abrahão, professores da Faculdade de Letras da UFRJ, a live **Cultura surda: literatura, identidades e mídia ** contou com a presença dos professores e artistas Claudio Mourão (Universidade Federal do rio Grande do Sul – UFRGS) e Weslei Rocha (Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES), além da pesquisadora e jornalista da TV INES, Roberta Savedra. Em uma conversa mediada por Bruno Abrahão, foram abordados temas pertinentes às experiências e vivências de pessoas surdas na área da cultura, em meio a questões como produção e circulação de bens culturais, língua e acessibilidade. Todos os participantes da live são surdos e há tradução para o português. O conteúdo gravado do encontro está disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
“A proposta da live é discutir a interação do sujeito surdo, que é visual. É necessário que a sociedade como um todo possa conhecer a pessoa do surdo”, diz o mediador, Bruno Abrahão. “A questão da cultura surda é discutida na área acadêmica, por seu processo histórico. Assim como o momento de transformação vivido pela comunidade surda, no que tange a sua identidade, por meio da arte, poesia, literatura, e piada relacionados a essa comunidade. Aspectos que se refletem em sua representatividade na mídia social, entre os efeitos que ainda ocorrem pela incomunicabilidade imposta à comunidade surda pela sociedade em geral”, afirma. “O surdo é um ser bicultural, que sofre diversas influências culturais e pessoais, que perpassam temáticas como o trato da força feminina surda, LGBTQI e outras questões. É disso que tratamos na live, para informar e sobretudo, para despertar para esses assuntos”, explica Bruno.
“A live é um convite à reflexão sobre a pluralidade de aspectos contidos nas produções culturais de comunidades surdas, lançando olhares para os bens culturais relacionados às línguas de sinais, sobretudo a Língua de Sinais Brasileira (Libras)”, diz Danielle Ramos, Doutora em Literatura Comparada pela UFF e professora do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ, do Instituto Nacional de Educação de Surdos – DESU e do Programa de Pós-Graduação em Educação Bilíngue e que é a organizadora do evento.
Ela explica que a Libras se configura como uma marca central da modulação de imagens relacionadas às culturas surdas urbanas em nosso país, uma vez que existem outras línguas de sinais, não urbanas, no Brasil. “Com esta live, esperamos abrir mais um espaço para o protagonismo surdo, por meio dos diálogos com pesquisadores e profissionais surdos da área de cultura. Em torno de suas vivências, organizadas em discursos acerca das identidades surdas e das práticas a eles atreladas, serão abordadas questões como a da literatura surda como instrumento sensível de pensamento e de estética e a da interseccionalidade, presente nas indagações acerca da Surdidade (para usarmos a perspectiva cultural de Paddy Ladd, 2013) e da Negritude. E também a da formação e da informação de surdos através de mídias acessíveis” informa Danielle.
“Em um cenário de avanço, no que toca às dinâmicas de produção, recepção e circulação de bens culturais surdos, impulsionados pelas políticas públicas implementadas nos anos 2000 e pela disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação; as comunidades surdas produziram e produzem uma arte experimental”. Ela explica que essa arte é fundamentada na performance e no corpo, que se articula como instrumento ético, político e estético. “Criativas, ricas e híbridas, a literatura e a mídia surdas se oferecem como locus artístico que diz respeito não apenas aos grupos surdos, mas a todos que se interessam pelo campo da cultura e suas representações”, defende.
**Quem participa:**
**Bruno Abrahão** (apresentador e mediador): professor e pesquisador surdo, é mestre e doutorando em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor na Faculdade de Letras da mesma instituição, no Setor de Libras do Departamento de Letras-Libras. Leciona na graduação, onde é responsável pelas disciplinas de Literatura Surda e Escrita de Sinais, e na Pós-Graduação em Libras. Atualmente, é chefe do Departamento de Letras-Libras. Membro do grupo de pesquisa LAPLI (Laboratório de Pesquisa em Literatura e Imagem – UFRJ). Desenvolve pesquisa sobre LIBRAS e letramentos para surdos, por meio de contos e fábulas, poesia surda e contemporânea, especialmente sobre Visual Vernacular, Poesia Concreta, Poesia A-Z, SLAM de Poesia e Poema Processo. Foi premiado pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural (2020).
**Cláudio Mourão** (convidado): poeta/Artista e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de vários projetos de pesquisa na área de educação de surdos, literatura e cultura surda. Foi diretor de Educação e Cultura na Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (2018-2019). É autor dos livros de Literatura Surda Infantil As Luvas Mágicas do Papai Noel, com coautoria de Alessandra Klein (2012) e A Fábula da Arca de Noé (2013). Foi, ainda, profissional de dança/bailarino e teatro, com atuação no Brasil e no exterior. Foi premiado pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural (2020). Atualmente, é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES; Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Letras da UFRGS; e coordenador do projeto Arte de Sinalizar – UFRGS. Desenvolve pesquisas no campo de Literatura Surda.
**Roberta Savedra** (convidada): doutora em Química Biológica (2016), na subárea Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela UFRJ. Pesquisadora em Divulgação Científica pela UFRJ. Pesquisadora pela UFF em Tradução e Legendagem para Surdos. Coordenadora do Núcleo de Produção da TV INES. Trabalha com adaptações de mídia impressa para Surdos sinalizantes. Coordenadora do Projeto Surdonews: Montando o quebra-cabeças das Notícias para o Surdo. Experiência em edição de Boletins Informativos Bilíngues (Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais) e roteiro de eventos acessíveis. Especialista em Comunicação e Imagem. Experiência em Jornalismo Comunitário e Colaboradora da Associação Dançando para Não Dançar. Possui experiência em Assessoria de Comunicação Institucional.
**Weslei Rocha** (convidado): possui graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Letras-LIBRAS, e também como professor de Libras em turmas de 1º ao 5º ano; 6º e 7º ano e Ensino Médio noturno, no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Possui Pós-Graduação em LIBRAS: Ensino, Tradução e Interpretação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de tradução e interpretação, com ênfase em Guia Intérprete para Surdocegos e Língua de Sinais Americana (ASL). Foi coordenador do Congresso Nacional de Inclusão Social de Negros Surdos. É integrante e responsável pelo movimento Negro Surdo Regional do Rio de Janeiro e Diretor de Marketing do Programa de Negros Surdos – FENEIS.