Cultura popular e patrimônio no Sergipe

Um seminário sobre cultura popular (à esquerda) e uma variada programação artística compuseram a Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa São Cristóvão, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto, de forma presencial, na cidade histórica de São Cristóvão, joia do patrimônio sergipano e brasileiro. Todas as atividades foram gratuitas e a iniciativa faz parte do projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. A mostra tem também como parceira a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, da Prefeitura de São Cristóvão. Confira a programação completa no final deste post.

 

Em sua programação artística, a Mostra trouxe para o palco, montado na famosa Praça São Francisco, no centro da cidade, uma seleção de nomes populares da região: Bob Elis e a Rural do Forró, as cantoras Joseia Ramos, Rebecca Melo e Jaque Barroso, o sanfoneiro Lucas Campelo e os grupos Reisado da Paz, Samba de Coco da Ilha (foto), Pífano de Pífe, Afoxé di Preto e Chegança da Ami.

Já o Seminário das Culturas Populares – Arte em Toda Parte, que ocupou o auditório do Paço Municipal, também na Praça São Francisco, contou com a participação de pesquisadores e outros especialistas e abordou temas relacionados aos fazeres dentro dos grupos tradicionais: “A era das tecnologias fortalecendo as tradições”, “Saúde, conhecimento e medicina popular”, “Diversidade cultural, respeito e tolerância em relação às representações culturais”, “Estudo da origem da cultura nordestina do Forró – Patrimônio Cultural da Humanidade” e “Formas de valorização e salvaguarda do patrimônio vivo”.

O evento incluiu, ainda, uma visita à comunidade de Ilha Grande (acima) e a Feira São Criativos, com a participação de criadores locais.

Do virtual para o presencial
Em sua primeira edição, em novembro e dezembro de 2021, a Mostra de São Cristóvão aconteceu de forma virtual, com a veiculação de 12 vídeos que apresentavam um panorama da rica produção cultural daquela que é conhecida como a “Cidade Mãe de Sergipe” – e é a quarta mais antiga do país e foi a primeira capital do estado. Esse material segue disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Programação da Mostra

Dia 25 de agosto – quinta-feira

Auditório do Paço Municipal – Praça São Francisco

14h – Abertura – Recepção – cadastramento

14h30 –  Mesa de abertura: “A era das tecnologias fortalecendo as tradições”

Marcos Santana – Prefeito de São Cristóvão

Ézio Deda – Arquiteto e Diretor da Museu da Gente Sergipana

Prof. Dr. Lindolfo Amaral – Ator do Grupo Imbuaça Produções Artísticas, Mestre em Artes Cênicas e Doutor em Artes Cênicas.

Mediadora: Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso – Doutora em Educação, Mestre em Educação e Coordenadora do Laboratório de Museologia Aplicada-LABMUSAS e Líder do GEMPS.

16h – Coffee break

16h30 – Curso 1 – Saúde, conhecimento e medicina popular

Roberto dos Santos Lacerda – Mestre em Saúde Coletiva. Especialista em Estado e Direito de Povos e Comunidades Tradicionais . Membro do Movimento Popular de Saúde de Sergipe e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFS).

Julianna Salgado Ribeiro Gois –  Coordenadora da Assistência Farmacêutica do município de São Cristóvão e responsável pela Farmácia Viva de São Cristóvão.

Maria de Fátima Sousa – Rezadeira, indígena Pankararu (PE).

Praça São Francisco

17h 21h – Feira São Criativos

18h – Caceteiras (foto)

18h40 – Pífano de Pífe

20h- Bob Lelis e a Rural do Forró

Dia 26 de agosto – sexta

Auditório do Paço Municipal – Praça São Francisco

8h30 – Recepção e credenciamento

9h – MESA 2 – Diversidade cultural, respeito e tolerância em relação às representações culturais

Juracy Júnior – Babalorixá do Ilé Asé Alaroke Babá Ajagunan, (foto) mestre em Ciências da Religião. Pesquisador e palestrante, ativista social pela garantia dos direitos das comunidades tradicionais de terreiro, contra a intolerância religiosa e pela preservação do meio ambiente.

Rosângela Rocha – Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos Casa Curta-SE. Membro da diretoria do Fórum dos Festivais Brasileiros – gestão 2022/2024. Curadoria do Cinema Vitória desde 2013.

Wexyza Ferreira de Lima Moraes – Pesquisadora, brincante, artista. Mestranda no programa de Pós-Graduação interdisciplinar em Culturas Populares. Integrante do Maracatu Estrela de Ouro de Condado-PE.

Flávia Lopes Pacheco – Doutora em Educação.  Professora adjunta do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT/UFS).

Mediador: Jonathan Rodrigues Silva – Ator-criador no Grupo Teatral Caixa Cênica. Mestre em Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT/UFS).

10:30h às 11h – Intervalo para coffee break

11h – Roda de conversa – Estudo da origem da cultura nordestina do Forró – Patrimônio Cultural da Humanidade

Lucas Campelo – Músico e Mestre em Educação musical

Morena Freitas Antropóloga da Superintendência do Iphan em Sergipe. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Jailson do Acordeon – Músico e presidente da Associação dos Forrozeiros de Sergipe

Mediação: Paulo Correia – Pesquisador da música popular brasileira e nordestina. Criador dos projetos“Marinete do Forró” e o projeto Fórum de Forró. Produtor e e apresentador do Programa “Nação Nordestina” / Rádio Aperipê FM.

14h – CURSO 2 – “Formas de valorização e salva-guardado patrimônio vivo” ( Lei Municipal dos Mestres)

Paola Santana – Diretora Presidenta da FUMCTUR

Mestre Madalena – Mestra da Cultura Popular e do do grupo de Cultura Popular SAMBA DE COCO DA ILHA GRANDE, além de ser lider comunitária nesse povoado.

Renata Silva de Oliveira Galvão Iphan / GO – Mestre e graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é historiadora em cargo efetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atua como professora no Curso de História na modalidade EAD da Universidade Estadual do Mato Grosso. 

Praça São Francisco

16h – 21h Feira São Criativos

Atrações culturais

16h30 – Chegança da AMI (foto)

17h30 – Lucas Campelo

19h30 – Jaque Barroso

-Praticas de medicina popular

 

Dia 27 de agosto – sábado

Vivência na Ilha Grande

9h – Vivência na comunidade da Ilha Grande – (visita guiada a comunidade e instalações, apresentação do Grupo Samba de Coco e almoço na Ilha Grande, atividade de construção do mapa mental. (foto à esquerda)

14h – Retorno ao Centro Histórico e encerramento do dia com apresentações culturais e musicais na Praça São Francisco

 

 

16h – 21h – Feira São Criativos

Atrações Culturais:

16h20 – Rebecca Melo (à direita)

18h30 – Reisado da Paz

19h30 – Afoxé Di Preto (esquerda)

 

Fotos de Walda Marques – divulgação