Cultura, gastronomia, artesanato e fé

Começaram a ser veiculados, a partir do dia 27 de novembro, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, os 12 vídeos que compõem a Mostra Virtual São Cristóvão. Ao longo da série, será apresentado um panorama da rica produção cultural daquela que é conhecida como a “Cidade Mãe de Sergipe” – é a quarta mais antiga do país e foi a primeira capital do estado. A mostra é a primeira de uma série que contemplará nove cidades que são patrimônios culturais da humanidade reconhecidos pela Unesco no Brasil: Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro), São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), além da própria São Cristóvão (Sergipe). A iniciativa faz parte do projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. A mostra tem também como parceira a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água.

No roteiro, história, cultura, gastronomia, artesanato e fé na voz e nos trabalhos de alguns de seus filhos e filhas ilustres. Quem abre a série é Joba Ralacoxa, com seu forró, sendo seguido de outros destaques locais, como os lutiers Mestre Passos e Matheus Santana, os artistas plásticos Gladston Barroso, Cauê Mathias e Mestre Nivaldo Oliveira, a cordelista Dona Alda Cruz, a poetisa de Vera Lúcia e Dona Marieta da queijadinha e Vera Maria dos Bricelets, mestres na gastronomia. A série mostrará, também, criações de artesãos que produzem e expõem suas peças no Centro de Artesanato Sala dos Saberes e Fazeres, imagens que contam histórias com os fotógrafos Neto Astério e Thiago Santos e, ainda , ginga, dança e folguedos dos grupos folclóricos Caceteiras, Chegança e São Gonçalo – além de depoimentos de historiadores sobre a história e o patrimônio arquitetônico são-cristovenses.

Sobre o Joba Ralacoxa

Após passar por outras bandas, Joba Alves partiu para carreira solo em 2008 e, desde então, lançou cinco CDs. É morador de São Cristóvão, a qual homenageou com “Canção à Cidade Mãe”, composta com a parceira Érica Barbozza. Em seu currículo, apresentações em alguns dos eventos mais tradicionais do Sergipe, como Forró Caju, Fasc 2019, São João da Tradição, Rasgadinho (palco do forró), Encontro Nordestino de Cultura e Feira de Sergipe do Sebrae. Joba tem, também, se apresentado online, por meio de lives e gravações.

Na imagem de abertura da capa, Joba Ralacoxa (forró), atração do primeiro vídeo da mostra, foto de divulgação; no alto da página, alguns dos artistas que participam da mostra, em montagem de Raffaella Bompiani sobre fotos de divulgação.