Cuidados com o instrumento contribuem para um bom começo

Começar seus estudos cuidando para que o instrumento esteja em boas condições pode ser decisivo para que um aluno alcance bons resultados e se sinta estimulado a prosseguir. Esse assunto está na primeira videoaula do violinista e professor Fábio dos Santos no Curso de Pedagogia das Cordas, aqui no Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Nela, Fábio também orienta os professores sobre como escolher e identificar possíveis problemas nos instrumentos que possam prejudicar a sonoridade e o próprio processo de aprendizado. Ao longo do curso, ele falará sobre outros temas relacionados ao ensino coletivo e dará uma série de exemplos práticos de atividades para se desenvolver com os alunos em sala de aula.

Segundo Fábio, o violino possui qualidades acústicas muito sofisticadas, mas para que o violino dos alunos tenha um som razoável e seja confortável para que iniciem seu aprendizado, cabe aos professores cuidarem de certos detalhes. “É como manter um carro. Não é gostoso viajar quando temos medo do nosso veículo quebrar no meio do caminho!”, explica. “Da mesma forma, é difícil curtir o início de uma jornada musical quando nosso instrumento é difícil de tirar som, ou é desconfortável de tocar”, compara.

“Nessas videoaulas os professores poderão aproveitar informações sobre os tipos de instrumento e os ajustes que nós mesmos podemos fazer. Quais características são imprescindíveis? Quais podem ser melhoradas com uma visita ao profissional? Temos que participar da compra dos instrumentos nos projetos?”, As respostas são dadas ao longo dos vídeos.

Fábio reforça que esse conhecimento é importantíssimo, principalmente nos lugares onde a disponibilidade de instrumentos é limitada. Ele considera que, independentemente da qualidade dos instrumentos, é possível alcançar resultados. “Nem sempre bons instrumentos estão disponíveis, mas isso não quer dizer que não possamos ter um bom início. Para isso, o professor tem que estar atento a alguns ajustes que podem ser feitos nos instrumentos dos alunos iniciantes”, explica.

Fábio dos Santos é mestre em Música pela Unicamp e bacharel em violino pela mesma universidade. Desde 2001, ele atua como professor de Violino Suzuki credenciado e, desde 2003, participa da organização do Retiro de Primavera de Campinas, um minicurso de instrumentos de cordas.

Convidado a lecionar em diversos festivais, incluindo em Festival de Francisco Beltrão, Festival de Londrina e Retiro de Brasília, Fábio foi agraciado com a Medalha Carlos Gomes de Cultura (Município de Campinas) e participou da organização do 1º e do 2º Encontro de Alunos Suzuki da América Latina, realizado em Lima, no Peru. Ele e tomou parte da gravação de diversos projetos – incluindo os CDs *Tempo da Delicadeza* (Sesc-SP), *Para Cordas Brasileiras* (FICC-Campinas), *Mistérios e Maneiras: as improvisações de Vinícius Dorin e Nenê* (University of Iowa, E.U.A.) e *Tem Carrêgo*, com o grupo Carcoarco. Como violinista, atua nos campos popular e erudito. Além disso, é professor do Centro Suzuki de Campinas e integra o grupo Carcoarco, que pesquisa sobre rabecas brasileiras

![Fabio dos Santos Fotógrafo Sergio Aguilar Lima-Peru 2020RD.JPG](https://admin.sinos.art.br/uploads/Fabio_dos_Santos_Fotografo_Sergio_Aguilar_Lima_Peru_2020_RD_1173f21267.JPG)