O bandolinista e compositor, Hamilton de Holanda convidou os colegas Paulo Aragão, Jaques Morelenbaum e Tony Botelho para conversarem sobre suas experiências como músicos atuantes tanto no gênero erudito quanto no popular. O encontro faz parte da série criada em parceria pelo Programa Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, da Funarte e da UFRJ, com o Festival de Ideias Colaborativas Nosso Bando. A live vai foi transmitida no dia 9/12, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, e está disponível em vídeo.
As lives mensais conduzidas pelo músico e compositor Hamilton de Holanda para o projeto Bossa Criativa contam com a participação de artistas e técnicos que são referência na área musical, em diversos estilos e instrumentos, e são convidados a falar sobre música e o mercado de trabalho. Nesta quinta edição – a última do ano – estarão presentes o violonista e arranjador Paulo Aragão; o violoncelista, arranjador e maestro Jaques Morelenbaum e o contrabaixista Tony Botelho, que conversarão sobre sua experiência profissional em atuar tanto no segmento popular, quanto no erudito. O encontro será transmitido pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente). O Bossa Criativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
**Sobre o “time” desta quarta-feira:**
**Paulo Aragão** – É um dos mais destacados arranjadores brasileiros de sua geração, tendo trabalhado ao lado de nomes como Guinga, Francis Hime, Dori Caymmi, Mauricio Carrilho, entre outros. É integrante e fundador do Quarteto Maogani de Violões, com o qual já ganhou os prêmios TIM, Caras, Rival BR e mais recentemente o 26º Prêmio da Música Brasileira, como melhor grupo instrumental. É professor da Escola Portátil de Música e um dos diretores da Casa do Choro, no Rio de Janeiro.
Jaques Morelenbaum – Renomado e Violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro. Carioca, de família de músicos, “Jaquinho” integrou os grupos A Barca do Sol e a Banda Nova do maestro Antonio Carlos Jobim. Além disso, é colaborador frequente de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Lins, Chico Buarque, Ryuichi Sakamoto, Maria Bethânia, Marisa Monte entre outros.
**Tony Botelho** – Tem formação clássica e popular, iniciando sua carreira de contrabaixista em 1973, tocando com Johnny Alf e Lúcio Alves. Pouco depois, fez parte do grupo “A Fina Flor do Samba”, dedicado ao choro e samba de raiz. Com este grupo, acompanhou a cantora Beth Carvalho por dois anos. Faz parte do quadro das Orquestras Petrobras Sinfônica e Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como músico popular, tem atuado em shows e gravações com Paulo Moura, Gilberto Gil, Marco Pereira Mauro Senise e Cartes Malta.
**Hamilton de Holanda** é bandolinista e compositor e tem na improvisação a sua principal característica. Em sua carreira, estão performances como solista nos mais variados estilos – como o de Wynton Marsalis e sua Jazz at Lincoln Center Orchestra e orquestras sinfônicas de todo o mundo, festivais rock e música pop e um megashow de Dave Mathews Band no The Gorge ou em pleno carnaval carioca. Na estante, possui vários troféus Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz e Choc, além de inúmeras indicações.
*Aqui no site você pode conferir também uma entrevista exclusiva com Hamilton de Holanda: https://bossacriativa.art.br/noticia/21Mauro Senise e Carlos Malta.
Na foto, da esq. para a dir, de cima para baixo: Hamilton de Holanda,Tony Botelho, Paulo Aragão e Jaques Morelenbaum – fotos de divulgação