Concerto de lançamento será em 29/10, às 20h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, com entrada franca.
Com um concerto gratuito, dia 29 de outubro, às 20h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, o Coral Cidade dos Profetas, da mesma cidade, vai lançar seu quarto álbum de gravações. No repertório, músicas doo período colonial brasileiro, que praticamente não são apresentadas ao público fora do ambiente das igrejas, e que foram resgatadas e restauradas por musicólogos e pesquisadores – algumas delas por meio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio do programa de extensão Arte de Toda Gente.
As obras que compõem o repertório do álbum foram recuperadas a partir de partituras raras, localizadas em manuscritos datados dos séculos XVIII e XIX, estudadas e reeditadas por especialistas das universidades federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Entre as peças do período colonial brasileiro resgatadas pela UFRJ – através de uma das linhas de ação do Sinos – está “O Lingua Benedicta”, de Padre João de Deus. Com sua recuperação e gravação pelo Coral Cidade dos Profetas, essas obras, compostas originalmente para o ambiente religioso, vão poder chegar a outros espaços e a um público bem maior, revelando sua alta qualidade artística.
Depois do concerto de lançamento, as músicas serão também disponibilizadas nos canais do Coral Cidade dos Profetas nas plataformas digitais – como Spotify, Deezer e YouTube.
Foto: Coral Cidade dos Profetas, de Congonhas, Minas Gerais -Carol Lacerda – Divulgação