Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil – Um Novo Olhar

O I Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil – Um Novo Olhar (Cimuci) foi apresentado e teve suas inscrições abertas com uma live , em 15/9. O evento, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, é parte da programação do Projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. A live, com mediação de Maria José Chevitarese (UFRJ), teve como convidados Ana Lúcia Gaborim (UFMS), Luís Gustavo Laureano (regente) e Paulo Paraguassú (FAMES) e tratou da programação do Congresso, que aborda os caminhos plurais da atividade coral e reunirá diversas instituições e profissionais, nacionais e estrangeiros. Você pode assistir ao vídeo da live , Você pode assistir a todos os vídeos com as mesas e apresentações do Congresso, no Canal Arte de Toda Gente, no Youtube, através deste link: https://www.youtube.com/playlist?list=PL5mP5ut65rSLncAfNwYSUZu5O2BRMvXue .

O I Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil – Um Novo Olhar (Cimuci) é uma realização conjunta do Projeto Um Novo Olhar com o Fórum Virtual de Regentes Corais Infantojuvenis – Projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o Coral Espaço Feliz – Lar Donato Flores, de Tatuí, São Paulo e o Coro Curumins – Projeto de Extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). O Evento foi realizado em ambiente virtual, com webinars transmitidos pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Seus objetivos principais são incentivar as reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral voltada para o público infantojuvenil, dar a oportunidade de divulgação para trabalhos e pesquisas e ampliar o intercâmbio entre instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional. A programação do Congresso inclui nove webinars, que contaram com a presença de destacados profissionais da música coral do Brasil e do exterior, do meio artístico e/ou acadêmico, promovendo a troca de experiências e saberes.
**Quem são os participantes da live:**

**Ana Lúcia Gaborim **é Bacharela em Música – Composição e Regência, Mestre em Música pela UNESP e Doutora em Artes pela USP. Sua tese, sobre a Regência Coral Infantojuvenil, recebeu menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2016. É professora do curso de Música da UFMS nas áreas de Regência, Canto Coral e Técnica Vocal; coordenadora dos projetos de extensão “PCIU – Projeto coral infantojuvenil da UFMS” e “CanteMus”, regente do Coro Feminino e do Coral da UnAPI (3a idade). Tem publicados diversos artigos acadêmicos e é membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul.

**Luís Gustavo Laureano **é Regente Coral, Cantor Lírico e Pianista com formação na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, Conservatório de Tatuí e ETEC de Artes. Foi o primeiro coordenador da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, onde foi professor de Canto Lírico e instituiu o Coro Jovem. Foi Professor de Canto Lírico e Regente do Madrigal FUNDEC no Instituto Municipal de Música de Sorocaba – FUNDEC, do Coral do PROAME – Programa de Amparo ao Menor de Votorantim e Grupo Referência do Projeto Guri – Regional Sorocaba, com o qual produziu e dirigiu o Pocket Musical “West Side Story”. É Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz – Lar Donato Flores há quase 10 anos, Madrigal Cantabile e Coral da APEVO.

**Maria José Chevitarese **é graduada em Regência pela UFRJ, mestre em Música Brasileira pela UNIRIO e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ. É professora titular de canto coral e dirige os coros Infantil da UFRJ (1989) e Brasil Ensemble-UFRJ (1999). Criou o projeto A escola vai à ópera voltado para o público infantil, tendo produzido dez óperas. Na área administrativa atuou como Vice-decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, Diretora Artística da Escola de Música, e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Atualmente coordena a área coral do projeto Um Novo Olhar, parceria UFRJ/Funarte.

**Paulo Paraguassú** é graduado em Canto Lírico e Licenciatura em Música, com habilitação em Educação Musical, pela Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES. É especializado em regência pelo ISSED/FAVED – MG, em Educação Musical pela FABRA-Serra/ES e Psicopedagogia Institucional pelo CESAP/ Vitória-ES. Possui Mestrado em Educação pela Saint Alcuin of York / Chile. É professor dos cursos de Licenciatura em Música e de extensão da FAMES e dirige o coral Curumins. Dirigiu e preparou “pocket´s” de musicais, entre eles: O Fantasma da Ópera (Andrew L. Webber), no Teatro Carlos Gomes, Mama Mia (Benny Andersson), no Teatro Glória, A Disney é Aqui (Disney Stúdios). Como pianista acompanhador atuou em Lisboa, Madrid, Paris e Londres em 1997.