Como escolher e manter seu violoncelo

Nesta quarta-feira, 21/10, estreia no site do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos a 19ª videoaula da Oficina de Violoncelo do Projeto Espiral, com o professor Hugo Pilger. O tema, agora, é “Os cuidados necessários na hora de adquirir um instrumento”. Na mesma data, será disponibilizada também a 20ª videoaula de Hugo, que trata da “Limpeza e manutenção do violoncelo”.
As videoaulas da Oficina de Violoncelo do Sinos foram elaboradas e são apresentadas pelos Professores Dora Utermohl e Hugo Pilger. Em seus módulos, os dois abordam diversos aspectos relacionados ao estudo e performance desse instrumento, como formas de empunhadura, fundamentos da emissão sonora, postura corporal e posicionamento do violoncelo, técnica básica da mão esquerda, literatura do instrumento, estudo dos fundamentos técnicos e a rotina de estudo, a escolha do instrumento e a sua relação com o contexto musical e repertório e manutenção e cuidados básicos com o instrumento.
Na 19ª videoaula, por exemplo, serão abordados os cuidados necessários que se deve ter na hora de adquirir um instrumento. “Um violoncelo possui muitas características que podem ser potencializadas”, explica Hugo Pilger. “Por exemplo, se um músico tem como objetivo se apresentar em eventos ou shows, a configuração de seu instrumento poderá (ou deverá) ser diferente da de outro, para quem almeja se apresentar em salas de concertos com acústica natural”, diz o professor.
Hugo Pilger é doutor em Música pela Unirio e professor de violoncelo na mesma universidade. Ele integra o Trio Porto Alegre e teve uma série de obras dedicadas a si, como Orégano, de Ricardo Tacuchian, Meloritmias nº 10, de Ernani Aguiar, Serenata pro Pilger, de Maurício Carrilho, Sortilégios, de Marcos Lucas e Concerto (2013), de Ernst Mahle entre outras. Sua discografia inclui os CDs Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar (melhor Intérprete e Álbum Erudito no Prêmio Açorianos de Música 2016), Ernst Mahle, a integral para violoncelo e piano (melhor Intérprete, Compositor e Álbum Erudito no Prêmio Açorianos de Música 2017-2108), Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano, vol. I e vol. II – CD duplo (finalistas do Prêmio da Música Brasileira de 2015 e Açorianos de Música 2017, respectivamente) e, em 2020, o CD Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano. Hugo recebeu o Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria Instrumentista Erudito, e é autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.