Com programação variada, Festival de Música de Penedo começa em 24/10

Durante três dias, cidade histórica alagoana recebe atividades artísticas, oficinas, workshops, concertos em igrejas, mostra de música e desfile de bandas, com entrada franca. Evento tem apoio do Projeto Bandas.

De 24 a 26 de outubro, a famosa cidade histórica e turística alagoana recebe a 15ª edição do Festival de Música de Penedo – Femupe, que traz em sua variadíssima programação – totalmente gratuita – atrações artísticas e atividades pedagógicas. Entre estas, 16 oficinas de instrumentos musicais, de regência, arranjo, educação musical e harmonia. Simultaneamente, acontecem na cidade uma série de eventos paralelos, incorporados pelo Festival – o 7º Fórum de Educação Musical, o 3º Fórum Afro-brasileiro do Velho Chico, a 15ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB), o 12º Fórum de Maestros, e a 3ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico. O Femupe conta com o apoio do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, uma iniciativa de extensão da Escola de Música, dentro do programa Arte de Toda Gente, parceria da UFRJ com a Funarte.

Você encontra a programação completa do Festival aqui.

Para participar das oficinas e workshops, é necessário fazer sua inscrição prévia, pois o número de vagas é limitado. Parte das atividades terão interpretação em Libras.

Bandas em destaque

A 15ª edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB) e o 12º Fórum de Maestros têm como convidado especial e palestrante o professor Marcelo Jardim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do programa de extensão Arte de Toda Gente, que vai abordar os projetos governamentais sobre Bandas de Música no Brasil.

As bandas, porém, não se limitarão às salas fechadas. Estão programadas retretas com a participação de várias bandas convidadas, e haverá também um arrastão musical com os grupos Baque Alagoano, de Maceió, e o Percussivo Timbodé, de Penedo, saindo da Praça Floriano Peixoto.

E, no último dia do Festival, acontece o 7º Desfile Femupe de Filarmônicas, que percorrerá as ruas do Centro Histórico, e contará com a participação de dez grupos: Sociedade Musical Carlos Gomes, de Estância-SE, Filarmônica Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, de Tobias Barreto-SE, Lira N.S. Santana, de Boquim-SE, Banda de Música Bráulio Pimentel, de São Miguel dos Campos-AL, Filarmônica Ten. José Nicácio de Sousa, de Delmiro Gouveia-AL, Filarmônica Mestre Elísio, de Piranhas-AL, Filarmônica Maestro Jorge Trompete, de Traipú-AL, Filarmônica Maestro Júlio Catharina, de Penedo-AL, Filarmônica Feminina de Alagoas e Fanfarra Fênix, de Penedo-AL.

O Femupe é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e Pró-reitoria de Extensão (Proex). Para esta 15ª edição, a Universidade conta com a parceria da Prefeitura de Penedo, com o Sesc-AL, e a Sociedade Montepio dos Artistas que são correalizadores do evento. O Sebrae-AL, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), a Aliança Francesa de Maceió e a Barkley Brazil são os patrocinadores e, como já mencionado, o evento conta com o apoio do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, uma iniciativa de extensão da Escola de Música, dentro do programa Arte de Toda Gente, parceria da UFRJ com a Funarte.