Já está disponível aqui no site e, também, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, a palestra *Mostra Fotográfica*, com o fotógrafo gaúcho João Vicente Fiorentini (foto). O relato do jovem, que tem Síndrome de Down, foi feito originalmente durante o VIII Enac – Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (2020) e mostra como a comunicação alternativa, as artes e, em particular, a fotografia entraram em sua vida, ajudando a abrir novas oportunidades para que exercesse os seus direitos ao conhecimento e definisse seu próprio destino.
Em sua palestra, o fotógrafo João Vicente fala um pouco de si e, por meio da apresentação de pranchas que criou, exibe detalhes de mostras fotográficas que realizou. Ele relata suas experiências nos diferentes colégios em que estudou, buscando uma educação inclusiva, acesso ao conhecimento e o direito de escolher o melhor caminho para sua vida. A despeito dos obstáculos que encontrou no Ensino Médio, ele cursou uma escola que proporcionou esse acesso e pode se formar e fazer o Enem. Em suas palestras, João divulga a potência da acessibilidade na educação. O vídeo com a palestra conta com tradução em Libras e legendagem.
![João Vicente Fiorentini_Foto1.jpeg](https://umnovoolhar.art.br/wp-content/uploads/strapi/Joao_Vicente_Fiorentini_Foto1_b2e85a2574.jpeg)**O palestrante**
João Vicente Fiorentini é fotógrafo e palestrante. Em seu trabalho como fotógrafo, criou duas exposições, *Forma e Cor* e *A casa do menino….* João é um homem com Síndrome de Down e suas exposições são organizadas com o intuito de serem acessíveis a qualquer pessoa, contando com a descrição das imagens impressas e em Braille.
**Fotos Simone di Domenica e João Vicente Fiorentini – divulgação**