Claudia Feitosa: “a música nos faz bem e ao próximo”

“Sabemos que o Coral Infantil é um excelente meio de inclusão e o Um Novo Olhar valoriza isso”, afirma a pianista Claudia Feitosa. “Esperamos que todo empenho do projeto e de sua equipe possa servir para o surgimento de novos corais, bem como o amadurecimento dos que já existem”, anseia a musicista.

As videoaulas abordam temas como a prática de acompanhar um coral infantil, as alegrias e desafios que envolvem toda a dinâmica de ensaio do coral, fundamentos básicos necessários à função do acompanhador, do início do ensaio até a apresentação final; o auxílio no aprendizado de uma nova peça e o acompanhamento de música com estilos como Baião e Choro, entre outros assuntos.

Mestre em Música pela UFRJ, Claudia Feitosa é pianista acompanhadora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do coral infantil da UFRJ e do Coral Brasil Ensemble-UFRJ. Ela é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição, onde também atuou como professora substituta de Transposição e Acompanhamento ao piano e professora de piano. Ela possui experiência na área de Artes e Cultura, com ênfase em Pedagogia Pianística e Educação Musical e tem se apresentado em diversas salas e teatros, como solista, camerista e acompanhadora.

Confira a seguir a entrevista:

**Qual o papel do acompanhador ao piano?**
A função do acompanhador depende da sua área de atuação. Se acompanha coros, instrumentistas, cantores, orquestras ou outros campos de trabalho. Como pianista, ele possui técnica para atuar com solistas, instrumentistas e demais grupos que necessitem de um acompanhador ao piano. O principal é buscar uma performance de qualidade.
É necessário que o acompanhador faça um estudo prévio da sua parte, para que em seguida, em alguns ensaios com o solista, analisem a peça e juntos definam os objetivos que desejam alcançar, como andamentos, dinâmica, articulações e demais demandas da obra. É necessário estudar sempre as peças e ensaiar em conjunto, o quanto for necessário para um concerto de excelência.

**Como é o mercado de trabalho?**
O mercado de trabalho do acompanhador tem aumentado muito ao longo dos anos, tornando-se muito amplo. Ele pode trabalhar em uma instituição de ensino, acompanhando cantores, instrumentistas, coros e orquestras e outras atividades da instituição que demandem sua participação. Também pode trabalhar em teatros, musicais, igrejas, gravações em estúdios, aulas de canto, aulas de danças – balé, eventos corporativos e cerimônias, entre outros.

**Vocês utilizam partituras com redução para piano? Pode explicar o que são? **
Sim, trabalhamos com partituras com a redução de orquestra para o piano. Nelas, procura-se colocar as informações da partitura orquestral de forma reduzida para o acompanhamento ao piano, buscando enfatizar as partes principais da orquestra, as entradas dos instrumentos, o que auxiliará o cantor, coral ou instrumentista a realizar a peça. Tocamos as partes dos instrumentos da orquestra no piano, até em suas alturas, para que o cantor ouça basicamente o que escutará quando for se apresentar com o conjunto. É uma forma de preparar melhor o cantor, instrumentista para o momento em que entrará em contato com a orquestra.

**Como está sendo a sua participação no projeto Um Novo Olhar e nesse formato, online, em virtude da pandemia? **
Tem sido muito produtivo e prazeroso. Através do projeto, posso compartilhar um pouco da minha vivência como pianista acompanhadora.
Com relação a pandemia, houve uma mudança sensível. Estava sempre em contato com coros, instrumentistas e alunos. Fazíamos música juntos e agora, com esse “formato pandemia”, fazemos música on-line, através de gravações e corais virtuais. É um tempo diferente. Estamos nos adequando e continuamos fazendo música, até que possamos estar juntos novamente. A música tem sido muito importante para muitas pessoas nessa pandemia. Porque, além da música ser o que amamos fazer, nos faz bem e ao próximo. A música nunca deve parar.

![Claudia Feitosa_FOTO2.jpeg](/uploads/Claudia_Feitosa_FOTO_2_ad40465a44.jpeg)

Confira os módulos da oficina de Claudia Feitosa e de outros professores e artistas aqui no site do Projeto Um Novo Olhar.