Choro em oficinas e shows gratuitos

Começa a ser veiculada nesta terça, 19/1, aqui no site, a série *Casa do Choro*, composta por um conjunto de 50 videoaulas e quatro shows gratuitos, que abordam história, análise, prática e performance de chorões – tratando desse gênero musical desde seu surgimento, no século XIX, até os dias atuais. Todas as videoaulas são ilustradas com gravações sincronizadas às partituras das músicas analisadas.
Os vídeos estão divididos em quatro módulos: *Princípios do Choro*, *8 com Maurício Carrilho*, *Furiosa Portátil* e *Minishows*, que serão postados de forma seriada durante todo o primeiro semestre de 2021 e que poderão ser acessados através do site www.bossacriativa.art.br e, também, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. A produção é do Instituto Casa do Choro, referência no gênero, localizada no Rio de Janeiro. O choro é também o tema dos *Concertos Sinos 6 e 7* – *Uma Breve História do Choro*, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais.

O módulo *Princípios do Choro* é composto por 24 vídeos. Começa tratando das últimas décadas do século XIX e do início do século XX, período especial, mas pouco comentado, da música popular brasileira. Serão abordados temas como os compositores mais marcantes da época e os subgêneros do gênero (que estão na base dos fundamentos de quase tudo o que seria construído em nossa música ao longo do século XX, segundo especialistas). Os professores são Jayme Vignoli, Luciana Rabello, Paulo Aragão e Pedro Aragão.

No módulo *8 com – Mauricio Carrilho*, há 12 oficinas, criadas a partir da coleção de CDs de mesmo nome, em que músicas compostas por Carrilho são executadas por ele e por solistas convidados. Nas atividades, o compositor analisa cada uma das peças, destacando características interpretativas e relacionadas aos diversos gêneros do universo do choro.

Já nos 14 vídeos do módulo *Furiosa Portátil*, compositores ligados à Casa do Choro – alguns deles entre os mais atuantes no cenário popular brasileiro – analisam peças que criaram para a Orquestra Furiosa Portátil, formada por alunos e professores da Escola Portátil de Música; e gravadas em CD, em 2014. Todas essas oficinas contêm gravações sincronizadas às partituras das músicas analisadas. O trabalho é de Cristóvão Bastos, Mauricio Carrilho, Bia Paes Leme, Luciana Rabello, Marcílio Lopes, Jayme Vignoli, Paulo Aragão e Pedro Paes.

Finalmente, o módulo *Minishows* traz quatro apresentações com os conjuntos Água de Moringa e Trio Julio, gravadas ao vivo no Auditório Gnattali, da Casa do Choro, especialmente para o projeto. O repertório combina clássicos do gênero com músicas compostas por compositores atuantes no choro do século XXI e o primeiro vídeo vai ao ar em fevereiro.

O grupo Água de Moringa é formado por Rui Alvim (clarinete, clarone, sax soprano e sax alto), Marcílio Lopes (bandolim, violão tenor e bandocello), Jayme Vignoli (cavaquinho). Luiz Flavio Alcofra (violão e viola caipira), Josimar Gomes Carneiro (violão de sete cordas) e André Santos “Boxexa” (percussão e bateria). Já o Trio Julio é composto por Magno Júlio (percussão) e por seus irmãos gêmeos Marlon Júlio (violão sete cordas) e Maycon Júlio (bandolim).

**Choro no Sinos**
O choro é, também, o tema dos *Concertos Sinos 6 e 7* – *Uma Breve História do Choro*, primeira e segunda partes. Neles, com introduções do músico e professor de cavaquinho da UFRJ, Henrique Cazes, e do também professor, maestro e coordenador dos projetos do Arte de Toda Gente, Marcelo Jardim, obras dos primeiros grandes compositores do gênero são executadas pelos sopros e percussão da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Você encontra essas duas apresentações, assim como todos os outros concertos da série aqui: https://sinos.art.br/concertos-sinos . Os *Concertos Sinos* são parte do projeto Sistema Nacional de Orquestra Sociais.