Vencedor da categoria Piano no Concurso Sinos Jovens Solistas do Fimuca, o gaúcho Ervino José Rieger Duarte interpreta três peças em vídeos disponíveis aqui no site. “Acredito que o concurso tenha sido uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho e estudo realizado durante o ano de 2020”, diz ele. “Foi um ano muito difícil. Eu também achei ótimo assistir o trabalho dos colegas e poder partilhar um repertório tão bonito, como o que foi exigido pelo concurso. Foi uma excelente experiência para todos nós”, festeja o pianista.
Nos vídeos, Ervino interpreta as seguintes obras:
*Etude – Tableau OP 33 Nº. 8, Grave em dó sustenido menor* (S.Rachmaninoff)
*Sonata Op. 81A (Les Adieux), I – Das Lebewohl* (L.Van Beethoven)
*Toccata* (C.Santori)
Ervino José Rieger Duarte fez seu primeiro recital de piano solo em 2014, no Auditório Teresa Verzeri, em Santo Ângelo, RS. Suas premiações incluem o concurso latino-americano Rosa Mística, o concurso online Piano em Foco, o 1º prêmio no concurso internacional Festival del Golfo – Itália e no concurso de jovens solistas da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu. Ele foi o vencedor do prêmio de melhor interpretação da obra do compositor homenageado, Claudio Santoro, no concurso Edna Bassetti Habith.
O jovem músico foi, ainda, selecionado como bolsista para trabalhar uma semana com Maria João Pires, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos – Ilhabela SP. Sua estreia em uma orquestra aconteceu com a Filarmônica de Montevidéu, sob a regência de Martin Garcia, após ser um dos premiados no I Concurso Internacional de Jovens Solistas daquela instituição. Atualmente ele está em fase de conclusão de sua graduação em piano, com Ney Fialkow, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foto: Lucas Martins de Mello – Divulgação
***Confira as apresentações de Ervino Rieger e dos demais vencedores do concurso Sinos Jovens Solistas do Fimuca aqui no site do Sinos e no canal Arte de Toda Gente no Youtube.***