A segunda etapa do Acessibilifolia buscou ampliar a área de abrangência do projeto para outras manifestações festivas, como desfiles de maracatu, blocos de frevo, bumba-meu-boi e muito mais. Assim, foi aberta convocação para os realizadores das diferentes festas e manifestações da cultura popular que desejavam ter seus vídeos acessibilizados e/ou que gostariam de compartilhar ações de acessibilidade já em andamento.
![Pifes da Inclusão – São Joao 2019 Estação do forró (1).jpeg](https://umnovoolhar.art.br/wp-content/uploads/strapi/Pifes_da_Inclusao_Sao_Joao_2019_Estacao_do_forro_1_758091e5f2.jpeg)
Desde 4 de fevereiro estão sendo exibidos os vídeos selecionados pelo programa para 2022. Já estão disponíveis as produções dos grupos Pife da Inclusão (Caruaru – Pernambuco, na foto acima), Maracastelo (João Pessoa – Paraíba) e A Oficina dos Artesãos das Quadrilhas de Faro (Faro – Pará). Outros vídeos serão postados até o final deste mês.
A intenção desta etapa é democratizar o acesso ao material audiovisual produzido por grupos de folia de todo o Brasil e promover o debate na sociedade sobre as condições de acessibilidade nas folias brasileiras.
A psicóloga e participante da Orquestra Voadora, Camila Alves, que tem deficiência visual, ressalta a importância da música nesse momento de pandemia: “A música é refúgio, é colo, é dança, é movimento, é festa, é choro, é luto, é carnaval, é quarentena. A música neste momento vem sendo um canal de escape, de contato com lugares íntimos, de diversão e risos, de partilha. Uma live, um bom disco, uma boa música, alegra, emociona, diverte, enche o corpo e a alma de esperança e vontade…”
Sobre a acessibilidade no Carnaval, Camila ressalta que “Firmar uma acessibilidade para o carnaval é firmar justiça para a deficiência, é firmar a presença da diferença, é se abrir para olhar para essa discussão, para essas vidas”.
**O começo**
![Foto_Orquestra Voadora_1_Credito Foto-Marcos Credie.jpg](https://umnovoolhar.art.br/wp-content/uploads/strapi/Foto_Orquestra_Voadora_1_Credito_Foto_Marcos_Credie_9683389445.jpg)
A primeira etapa do programa Acessibilifolia foi lançada no início de 2021, tendo como foco o carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro, e contou com live e a série Inclusão e Folia, produzida em parceria com a Orquestra Voadora (foto acima), cujos sete vídeos seguem disponíveis online.
A série que abriu a programação, apresentou os seguintes temas:
1 – O poder do Carnaval é possibilitar o encontro
2 – A sensação de pertencimento no Carnaval
3 – A Inacessibilidade da Cidade torna o Carnaval de Rua inacessível
4 – Se todo bloco tivesse uma postura em relação à acessibilidade
5 – Desfilar para o povo como povo
6 – Todo mundo ganha quando tem acessibilidade
7 – As pessoas com deficiência também pulam Carnaval
André Ramos, diretor dos vídeos da série, integrante da Orquestra Voadora e um dos organizadores da iniciativa Acessibilifolia, explica que a “A ideia é gerar conteúdo e direcionar ações que busquem uma transformação nos nossos festejos populares, a fim de torná-los mais democráticos e inclusivos, não só para as pessoas com deficiência, mas para todos que compartilham este espaço promovendo a convivência e a diversidade” a acrescenta que “O objetivo é estabelecer canais para a troca de experiências entre as pessoas com e sem deficiência, organizadores das festas, gestores, artistas e a comunidade acadêmica”.
__Saiba mais sobre o projeto nos links abaixo:__
Acessibilifolia, a festa inclusiva
https://umnovoolhar.art.br/noticias/Acessibilifolia-a-festa-inclusiva
Por Uma Folia para Todos
https://umnovoolhar.art.br/noticias/Por-uma-folia-para-todos
Alegria, Diversão e Pertencimento
https://umnovoolhar.art.br/noticias/Alegria-diversao-e-pertencimento
Folia em Formato Acessível
https://umnovoolhar.art.br/noticias/Folia-em-formato-acessivel
Assista os vídeos do Acessibilifolia aqui no site do UNO e também no canal Arte de Toda Gente no Youtube (https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente)