Canto que encanta as crianças

Foi lançado em 14/10, primeiro dia do II Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI, o livro *Aprimorando Meu Coro Infantil: técnica e criatividade*. Organizado pela professora Maria José Chevitarese, o trabalho conta com a colaboração de várias regentes especialistas no tema e o aborda a partir de diferentes enfoques. O livro é uma publicação do projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e estará disponível para download aqui no site após o lançamento.

“Com esse livro, fica patente como o tema canto com crianças evoluiu no Brasil e apresenta hoje, uma nova face”, afirma a organizadora. Maria José explica que essa mudança tem como caraterística a possibilidade de formação sólida dos regentes que atuam nessa área. “E também pela discussão a respeito do conhecimento da voz infantil cantada, o que não era tão comum, no Brasil, até há alguns anos”, diz ela.

E é justamente para os regentes corais e professores de música interessados em fazer com que as crianças com quem trabalham cantem e se desenvolvam vocal e musicalmente que *Aprimorando meu coro infantil…* foi escrito. Ao longo de suas páginas, se revesam os especialistas Anacris Monteiro, Claudia Feitosa, Danielly Souza, Juliana Melleiro Rheinboldt, Marcelo Nelles e Mônica Coropos – além da própria Maria José Chevitarese. Todos eles dedicados à voz das crianças e à construção de sua musicalidade, compartilham o conhecimento e a experiência que desenvolveram durante seus muitos anos de atuação. Cada um dos autores é também responsável por uma série de videoaulas de coro que fazem parte do projeto e que são publicadas aqui no site.

**O conteúdo do livro:**
Capítulo I – O regente educador – por Maria José Chevitarese
Capítulo II – Construindo a sonoridade – por Juliana Melleiro
Capítulo III – O coro infantil como ambiente musicalizador, por Monica Coropos
Capítulo IV – Escolhendo o repertório, por Maria José Chevitarese
Capítulo V – Estabelecendo a comunicação através do gestual da regência, por Danielly Souza
Capítulo VI – O acompanhamento ao piano: alegrias e desafios, por Cláudia Feitosa
Capítulo VII – O olhar do prestador de contas sobre a elaboração de projetos e as leis de incentivo, por Anacris Monteiro
Capítulo VIII – A tecnologia a serviço do coro infantil, por Marcelo Nelles