A partir do final de agosto, o Ópera em Ação promoverá aulas para capacitação para regentes, cantores e pianistas – estudantes e profissionais – em Brasília (DF). Serão três oficinas, oferecidas presencialmente na Casa da Cultura Brasília. As inscrições para a primeira delas, de Regência de Ópera, que se inicia em 24/8, já podem ser feitas por meio de um formulário disponível neste link, mas atenção: o número de vagas é limitado. Na sequência, acontecem as oficinas de Técnica Vocal (início em 5/10) e de Correpetição (início em 12/10). Mais informações sobre oficinas na capital brasileira, assim como links para inscrições nas demais atividades estão disponíveis no site do projeto. O Ópera em Ação é uma vertente da Academia de Ópera do Projeto Ópera, parte do programa Arte de Toda Gente – parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
As oficinas
Regência para Ópera, com Marcelo de Jesus
Público-alvo: maestros, pianistas correpetidores, cantores
Dias das aulas: 24, 25, 26 e 27 de agosto, manhã e tarde
Apresentação final: 27 de agosto, à noite
Técnica vocal, com Flávio Leite
Público-alvo: cantores e cantoras líricos
Dias das aulas: 05, 06, 07 e 08 de outubro, manhã e tarde
Apresentação final: 08 de outubro, à noite
Correpetição de cantores para pianistas, com Edvan Moraes
Público-alvo: pianistas e maestros
Dias das aulas: 12, 13, 14 e 15 de outubro, manhã e tarde
Apresentação: 15 de outubro de, à noite
O Ópera em Ação
Parte do Projeto Ópera, do programa Arte de Toda Gente – parceria da Funarte com a UFRJ, através de sua Escola de Música – o Ópera em Ação tem por objetivo levar diferentes eventos desse gênero artístico musical aos mais variados públicos por todo o Brasil. As atividades incluem oficinas, cursos, seminários e encontros para a formação e qualificação de profissionais e estudantes; e também espetáculos em diferentes formatos, como recitais líricos, óperas em forma de concerto ou encenadas, que circulem por diferentes cidades.
Nas oficinas são oferecidos cursos ministrados por professores especialistas nas diversas linguagens artísticas e atividades técnicas envolvidas na produção de um espetáculo de ópera. As especialidades musicais contemplam o canto, a regência, a correpetição ao piano e a interpretação do repertório. Nas especialidades cênicas estão, por exemplo, a cenografia, a indumentária, a adereçaria, a perucaria, a maquiagem, a iluminação e a direção cênica. As especialidades técnicas contemplam as atividades profissionais desenvolvidas no chamado backstage, desde as coxias aos camarins. Os espetáculos, por sua vez, levam em consideração a capacidade de produção do projeto, as condições logísticas para a circulação e o espaço disponível para sua apresentação.