Brasil em passos de dança

Em sua oficina Visitando as Danças Brasileiras, a dançarina e pesquisadora Maria Eugênia Tita apresenta o seu olhar contemporâneo sobre vários tipos de danças tradicionais brasileiras, abordadas ao longo dos oito vídeos. Começando pelo coco, a verdadeira viagem didática em como temas os ritmos Samba de Parelha, Cavalo Marinho, Maracatu Rural, Batuque, Perré, Guerra e Baiano.

Filha do ator, dançarino, cantor, instrumentista e coreógrafo Antonio Nóbrega, Maria Eugênica começou a participar dos espetáculos do pai aos nove anos e, aos 21, já criava os seus próprios espetáculos. Trabalhos que, ao longo da carreira, lhe renderam premiações – como as que recebeu da APCA, da Folha de São Paulo e da Revista Bravo. Graduada em História, ela faz parte da equipe pedagógica do Instituto Brincante e integra a Pós-Graduação do Instituto Singularidades e a Fundação Passo do Frevo (PE).

“Nesses tempos de desafios e adaptações, vamos compreendendo pouco a pouco e juntos como nos manter em movimento sem sair de casa”, diz Maria Eugênia. “A proposta do curso Visitando as Danças Brasileiras é convidar o público a experimentar brincar com seu corpo através dos gingados, trejeitos e passos de diversas danças populares de nosso país. Na sala, no quarto ou na cozinha, cabe um passo de coco, um trupé (passo de dança) de Cavalo Marinho. Cabe desligar momentaneamente os questionamentos mentais e deixar o corpo respirar, suar e expressar seu riso e leveza”, convida a dançarina.