Bossa Criativa promove Mostra de Videopoesia no Festival Arte de Toda Gente

Mostra de Videopoesia do Bossa Criativa no Festival Arte de Toda GenteComo parte do Festival Arte de Toda Gente, o projeto Bossa Criativa promove a Mostra Virtual de Videopoesia, que reúne trabalhos de 14 poetas de vários estados brasileiros, contemplando uma pluralidade de temas e sotaques da rica poesia brasileira. A apresentação está disponível aqui no site e também no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
Nascida no tempo das filmagens analógicas, a videopoesia teve na tecnologia digital um grande estímulo para seguir ampliando seu universo, com uma linguagem artística híbrida entre o audiovisual e a literatura e buscando sempre novos formatos, suportes e meios de difusão. Com as restrições a saraus e performances poéticas impostas pela pandemia, a produção dessas obras poéticas em vídeo ganhou ainda mais relevância.
Na mostra do Festival Arte de Toda Gente, o Bossa Criativa apresenta obras de artistas que têm se expressado nessa linguagem e formato. Dela fazem parte videopoemas de Antônio Cunha (SC), Artur Gomes (RJ), Brenda Mar(que)s Pena (MG), Anand Rao (DF), Edmilson Santini (PE), Jairo Fará (MG), Gil Jorge (SP), Jidduks (PR), Jorge Ventura (RJ), Roberta Tavares (PA), Lilia Diniz (MA), Nassau de Souza (RS) e dos poetas surdos Edinho Santos (SP) e Yanna Porcino (PB) – que se expressam na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A curadoria é do artista multimídia e pesquisador Tchello d’Barros.

Os videopoetas participantes:

De Belo Horizonte (MG), Brenda Mar(que)s Pena é poeta, videoartista e performer. Jornalista e produtora na Rede Minas Cultural e Educativa. Doutoranda em Estudos das Linguagens pelo CEFET-MG e fundadora do Instituto Imersão Latina (IMEL). Publicou o livro Tsunâmica (entre outros) e organizou diversas antologias, circulado com suas obras por países como, Estados Unidos, França, Argentina, Chile, Venezuela, Senegal, Uruguai, México, Alemanha e Equador.

De Brasília (DF), Anand Rao é poeta, músico, jornalista e editor de cultura na Internet. Com mais de 20 livros publicados e cerca de 50 CDs gravados, tem apresentado sua produção poética e musical em shows por diversos países. Além dos vídeos que grava com poemas autorais e de outros autores, coordena o site de artes Cultura Alternativa.

De Olinda (PE), nascido em Águas Belas (PE), Edmilson Santini é poeta, ator apresenta-se em shows, saraus, contação de história, encenações, teatro de palco e de rua, vídeos, TV e eventos diversos. Poeta popular, autor de dezenas de Cordeis, percorre o Brasil disseminando sua obra, com destaque para A Chegança do Almirante Negro na Pequena África. Ministra a oficina Criação e Contação de Histórias e recebeu o Prêmio Myriam Muniz, da Petrobras.

Nascido em Ouro Preto (MG) e vivendo em São João del Rey (MG), Jairo Fará é poeta, jornalista e professor da UFSJ. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal). Autor do livro (entre outros), de peças teatrais, roteiros e várias obras sobre jornalismo. Coordenou a área de literatura do Inverno Cultural da UFSJ, de 2010 a 2018. Realizou inúmeras exposições de poesia visual, foi um dos poetas homenageados do 33º Psiu Poético, dirigiu o curta O Telefone e produziu vários videopoemas.

Vivendo em Paraty (RJ), Gil Jorge é poeta, artista gráfico, editor e produtor cultural. Autor do livro Mínimas e tem inúmeros poemas publicados em diversos meios, com destaque para a Revista Artéria. Coorganizou a mostra Poesia Evidência na PUCSP e coeditou a revista Entretempo, e o álbum Atlas, entre outros. Dedica-se a disseminar sua produção autoral em poesia visual em diversas mídias.

Morando no Rio de Janeiro (RJ), Jorge Ventura é poeta, ator, editor e produtor cultural. Publicou o livro Palavra e Poesia entre outros, além de poemas em dezenas de antologias. Além de sua atuação em saraus, teatro e videopoemas, dedica-se à organização de eventos literários, nas entidades em que atua, como o como Poesia Simplesmente, APPERJ e UBE-RJ. Entre suas mais de 60 premiações, destaca-se a certificação do Festival Iberoamericano de Arte e Cultura.

Sergipano de São Cristovão e vivendo em Belém (PA), Roberta Tavares é poeta e doutoranda em História. Publicou o livro Lugar de se morrer é também o poema e coordenou a edição do zine Mulheres de Fogo. Apresenta seu trabalho em diversas mídias, além de saraus e encontros de carimbó. É co-ccuradora do Sarau do Povo da Noite e do Xirê Literário, projeto de Extensão sobre literaturas produzidas por mulheres negras brasileiras e estrangeiras.

Natural de São Luís (MA) e vivendo em Imperatriz (MA), Lília Diniz é poeta, atriz, produtora cultural e arte educadora. Publicou o livro Sertanejares, entre outros e apresenta sua produção autoral em saraus, shows, cantorias, apresentações teatrais, performance, vídeo, cortejos de brincantes e eventos diversos, com foco em cultura popular. Além de participação por uma década das edições do Congresso Brasileiro de Poesia (RS), foi premiada pelo Governo do Distrito Federal em 2018 e 2020 pela atuação no campo da Literatura.

Nascido em Porto Alegre (RS) e representando São Miguel das Missões (RS), Nassau de Souza é poeta, dramaturgo, cineasta e produtor cultural. Publicou o livro Pedras Vivas, entre outros e dedica-se à Videopoesia e difusão de sua obra autoral em publicações impressas e realização de videoartes, curtas e documentários, além de dramaturgia infantil e adulta. Produtor cultural desde 1987, tem levado eventos de poesia e teatro em escolas públicas nos Estados do Sul.

Vivendo em Florianópolis (SC), Antônio Cunha é poeta, ator, dramaturgo e diretor de teatro. Atua no Grupo Armação, na Cia. Ópera de Santa Catarina, ambos sediados em Florianópolis e membro e da Academia Catarinense de Letras e Artes. Autor do livro Três Dramas Possíveis, realiza em seu canal no Youtube: Antônio Cunha – Teatro e Literatura as séries de videopoemas Do InVerso a Toda Prosa e Outros Autores.

De Campos dos Goytacazes (RJ), Artur Gomes é poeta, ator, videoartista e produtor cultural. Publicou o livro Juras Secretas, entre outros e o CD Poesia Para Desconcertos, entre outros. Apresenta sua obra autoral em saraus, peças teatrais e videopoemas. Organizou diversas ações culturais no Congresso Brasileiro de Poesia (RS), além da mostra Cine Vídeo de Poesia Falada, no Sesc Piracicaba e nas redes sociais. Dedica-se à realização de eventos com foco em poesia oralizada e entre as diversas homenagens que recebeu, destaca-se a do Psiu Poético (MG), mais longevo evento de Poesia no Brasil.

Vivendo em Curitiba (PR), Jidduks é poeta, ator, mímico e cineasta. Publicou o livro Do Crepúsculo ao Outro Dia, entre outros e vários e-books, além de vasta publicação de poemas em meios impressos e digitais. Apresenta sua obra autoral em eventos, peças teatrais, performances e videopoemas, além de curtas ficcionais. Organiza a mostra audiovisual “Cine Mosquito” e entre suas diversas premiações consta o Prêmio Yolanda Hurtado, no Chile.

Poetas Surdos – obras na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)

Vivendo em São Paulo (SP), Edinho Santos é poeta, ator slammer, e produtor de eventos. Atua como intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais em instituições, como as visitas guiadas no Itaú Cultural Organizou eventos como o Festival Setembro Azul e o Festival de Cultura Surda e o Olhares Poéticos. Apresenta sua produção autoral em eventos como o Slam SP, Campeonato Estadual de Poesia Falada e Slam BR. Sua produção em videopoemas encontra-se no Instagram e Youtube.

Morando em Cabedelo (PB), Yanna Porcino é artista surda, poetisa e desenhista. Graduada em Letras Libras, atua como professora, tradutora/intérprete e consultoria de Libras para produções artísticas. Integra a comissão do projeto Slam das Mãos, com inclusão de jovens para apresentação de poesia em Libras. Veicula sua produção autoral em Linguagem de Libras, com videopoemas no perfil Meus Sinais Expressam, no Instagram.

O festival
O Festival Arte de Toda Gente, que se iniciou em julho deste ano, reúne dezenas de professores, especialistas e artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Pela primeira vez, em um só evento, estão combinadas de forma complementar atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Lançados ao longo de 2020, os projetos compõem o programa Arte de Toda Gente.

Foto de abertura: Participantes da Mostra de Videopoesia em Montagem de Raffaella Bompiani sobre fotos de divulgação