Violeta Lara é cantora e compositora, natural de Belo Horizonte e intérprete de música popular brasileira. Graduada em música popular pela Universidade Federal de Minas Gerais, ela atua como professora de canto, cantora do grupo Baioquê, é uma das vocalistas do bloco de carnaval Juventude Bronzeada, integra o coletivo V.A.D.I.A.S. (Verdadeiras Autênticas com Direitos Iguais Aos Seus) e está em estúdio gravando seu primeiro álbum autoral.
Foi uma das vencedoras do projeto “Cantoras Daqui”, do BDMG Cultural em2009 e finalista do “Festival SESI Música 2016”.
Atuou como cantora convidada em gravações dos artistas: Cláudio Mourão, Túlio Rangel, Bruno Grossi, A Fase Rosa, Wildir Silva e Robert Clay.
Se apresentou ao lado de vários artistas como Nós e Voz, Jairo de Lara, Túlio Mourão, Márcio Lomiranda , Affonsinho Heliodoro, Vander Lee, Gê Lara e Lemão , entre outros e participou de projetos como Dois na Quinta, Café com Música, Festa da Música, Trilhas pelas Trilhas de Minas, dentre participações em muitos outros projetos.
Em um show que une sensibilidade e bom gosto, ao lado de Samy Erick (violão) e Pedro Jet Campos (percussão), Violeta mostra personalidade e nos deixa ver a facilidade com que transita entre compositores renomados e uma atual geração de talentos, além de suas próprias composições onde a compositora expõe suas percepções do universo feminino, no lirismo das melodias e letras que levantam questões filosóficas pertinentes ao que é manifestado em si.