Octávio Baptista Maul nasceu em Petrópolis, em 22 de novembro de 1901. Junto com seu pai, fundou uma banda musical na cidade, atuando como flautista. Estudou piano com Jaime Figueiras e harmonia com Agnelo França. Em 1919, prestou exames para Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, onde passou a frequentar a classe de contraponto e fuga de Francisco Braga, de quem foi aluno particular de composição, entre 1922 e 1926. Em 1929, fez estágios na Alemanha e na Bélgica. Ao retornar ao Brasil, tornou-se aluno de piano de Guilherme Fontainha. Em 1930, fundou com Alcina Navarro, o Instituto Musical de Petrópolis.
Em 1934, reingressou no Instituto Nacional de Música para o curso de regência com Francisco Mignone. Em 1936, passou a integrar o corpo docente do Conservatório Brasileiro de Música. Em 1940, tornou-se professor interino da Escola Nacional de Música e cinco anos depois era já livre-docente. Foi efetivado no cargo em 1949. Participou da Sociedade Propagadora da Música Sinfônica e de Câmara, integrando sua diretoria.
Dirigiu concertos com suas obras à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, em 1951. Outros concertos foram realizados com as orquestras Sinfônica Brasileira e da Escola Nacional de Música. Organizou e preparou a orquestra do Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro, com estreia oficial em 9 de dezembro de 1960, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa. No mesmo ano, realizou o Festival Octávio Maul, transmitido pela Rádio MEC. Faleceu em 5 de abril de 1974.