Octávio MAUL

Octávio Baptista Maul nasceu em Petrópolis, em 22 de novembro de 1901. Junto com seu pai, fundou uma banda musical na cidade, atuando como flautista. Estudou piano com Jaime Figueiras e harmonia com Agnelo França. Em 1919, prestou exames para Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, onde passou a frequentar a classe de contraponto e fuga de Francisco Braga, de quem foi aluno particular de composição, entre 1922 e 1926. Em 1929, fez estágios na Alemanha e na Bélgica. Ao retornar ao Brasil, tornou-se aluno de piano de Guilherme Fontainha. Em 1930, fundou com Alcina Navarro, o Instituto Musical de Petrópolis.

Em 1934, reingressou no Instituto Nacional de Música para o curso de regência com Francisco Mignone. Em 1936, passou a integrar o corpo docente do Conservatório Brasileiro de Música. Em 1940, tornou-se professor interino da Escola Nacional de Música e cinco anos depois era já livre-docente. Foi efetivado no cargo em 1949. Participou da Sociedade Propagadora da Música Sinfônica e de Câmara, integrando sua diretoria.

Dirigiu concertos com suas obras à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, em 1951. Outros concertos foram realizados com as orquestras Sinfônica Brasileira e da Escola Nacional de Música. Organizou e preparou a orquestra do Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro, com estreia oficial em 9 de dezembro de 1960, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa. No mesmo ano, realizou o Festival Octávio Maul, transmitido pela Rádio MEC. Faleceu em 5 de abril de 1974.