Henrique de CURITIBA

Zbigniew Henrique Morozowicz, conhecido como Henrique de Curitiba, nasceu em 1934, em uma família de imigrantes poloneses que chegou ao Paraná em 1926. Seu pai era um bailarino e coreógrafo formado pela Escola Imperial de São Petersburgo, na Rússia, e fundou em Curitiba uma das primeiras escolas de balé do país. Sua mãe era pianista; foi com ela que o compositor iniciou o estudo da música. Aos 10 anos de idade passou a estudar piano com Renée D. Frank, francesa radicada no Brasil. Aos 17 anos, escreveu sua primeira composição, a cantiga de ninar *Para dormir* para coro a quatro vozes, escrita para sua mãe.

Formou-se em 1953 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Ainda em Curitiba, estudou harmonia e composição com o maestro húngaro George Kaszas, que regia a orquestra da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI). Em 1954, mudou-se para São Paulo para aperfeiçoar seus estudos na Escola Livre de Música, estudando composição com H. J. Koellreuter. Foi lá que recebeu o nome artístico, para diferenciar-se de outro músico, seu colega regente Henrique Gregori. Em 1955, foi contratado como consultor musical para a fábrica de órgãos Whinner, em São Paulo, tendo viajado pelo país testando instrumentos que eram instalados em igrejas e salas de concertos. Em 1960, com 26 anos, representou o Brasil no famoso Concurso Internacional Fréderic Chopin, na Polônia, onde além de menção honrosa, ganhou uma bolsa de estudos para a Escola Superior de Piano de Varsóvia. Na mesma década, formou um duo de flauta e piano com seu irmão Norton Morozowicz, com quem excursionou por várias cidades do Brasil. Em 1980, fez seu mestrado na Cornell University (EUA), sob a orientação do compositor tcheco Karel Husa.

Foi diretor da EMBAP, professor e coordenador do curso de educação artística da Universidade Federal do Paraná, presidente da Sociedade Pró-música de Curitiba, coordenador de música da Funarte, membro do Conselho Estadual de Cultura do Paraná e diretor do Festival de Música de Londrina. Faleceu em Curitiba em 22 de fevereiro de 2008.

A obra de Henrique de Curitiba, com mais de 150 títulos, abrange diferentes gêneros da música vocal e instrumental, com relevante produção de peças corais, como o *Salmo 22*, a *Oração pela paz*, *Aleluia, paz na terra* e a *Missa breve em ritmos brasileiros*. No terreno da música orquestral se destacam as composições para orquestra de cordas, como o *Estudo em forma de Ciaconna* (1968), as *Cantigas do bem-querer* (1977), para coro, piano e orquestra de cordas, o *Poema sonoro* “Evocação das montanhas” (1980), a *Serenata noturna* (1982), a *Pequena suíte* (1982) para flauta e orquestra de cordas com percussão e a *Elegia* (1989).