Zbigniew Henrique Morozowicz, conhecido como Henrique de Curitiba, nasceu em 1934, em uma família de imigrantes poloneses que chegou ao Paraná em 1926. Seu pai era um bailarino e coreógrafo formado pela Escola Imperial de São Petersburgo, na Rússia, e fundou em Curitiba uma das primeiras escolas de balé do país. Sua mãe era pianista; foi com ela que o compositor iniciou o estudo da música. Aos 10 anos de idade passou a estudar piano com Renée D. Frank, francesa radicada no Brasil. Aos 17 anos, escreveu sua primeira composição, a cantiga de ninar *Para dormir* para coro a quatro vozes, escrita para sua mãe.
Formou-se em 1953 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Ainda em Curitiba, estudou harmonia e composição com o maestro húngaro George Kaszas, que regia a orquestra da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI). Em 1954, mudou-se para São Paulo para aperfeiçoar seus estudos na Escola Livre de Música, estudando composição com H. J. Koellreuter. Foi lá que recebeu o nome artístico, para diferenciar-se de outro músico, seu colega regente Henrique Gregori. Em 1955, foi contratado como consultor musical para a fábrica de órgãos Whinner, em São Paulo, tendo viajado pelo país testando instrumentos que eram instalados em igrejas e salas de concertos. Em 1960, com 26 anos, representou o Brasil no famoso Concurso Internacional Fréderic Chopin, na Polônia, onde além de menção honrosa, ganhou uma bolsa de estudos para a Escola Superior de Piano de Varsóvia. Na mesma década, formou um duo de flauta e piano com seu irmão Norton Morozowicz, com quem excursionou por várias cidades do Brasil. Em 1980, fez seu mestrado na Cornell University (EUA), sob a orientação do compositor tcheco Karel Husa.
Foi diretor da EMBAP, professor e coordenador do curso de educação artística da Universidade Federal do Paraná, presidente da Sociedade Pró-música de Curitiba, coordenador de música da Funarte, membro do Conselho Estadual de Cultura do Paraná e diretor do Festival de Música de Londrina. Faleceu em Curitiba em 22 de fevereiro de 2008.
A obra de Henrique de Curitiba, com mais de 150 títulos, abrange diferentes gêneros da música vocal e instrumental, com relevante produção de peças corais, como o *Salmo 22*, a *Oração pela paz*, *Aleluia, paz na terra* e a *Missa breve em ritmos brasileiros*. No terreno da música orquestral se destacam as composições para orquestra de cordas, como o *Estudo em forma de Ciaconna* (1968), as *Cantigas do bem-querer* (1977), para coro, piano e orquestra de cordas, o *Poema sonoro* “Evocação das montanhas” (1980), a *Serenata noturna* (1982), a *Pequena suíte* (1982) para flauta e orquestra de cordas com percussão e a *Elegia* (1989).