“Artistas com deficiência precisam ser vistos como artistas”

A Ação Acessibilidade Cultural Arte de Toda Gente está presente em Macapá (AP), no SESC Amapá, entre os dias 13 e 15 de junho, com uma programação de cursos e oficinas sobre gestão e produção cultural acessível, audiodescrição em contextos culturais e tecnologias assistivas aplicadas em cena, com professores e especialistas em acessibilidade, tanto locais como de outros Estados do Brasil.
Nesta entrevista a seguir, Emerson de Paula (foto), professor da Universidade Federal do Amapá e um dos organizadores locais do evento, nos fala sobre a importância da arte acessível e da valorização dos artistas com deficiência.

No projeto Um Novo Olhar, Emerson é também o professor responsável pelo curso Teatro + Educação + Acessibilidade, ministrado em ambiente online, que apresentou, entre outras, possibilidades da prática do teatro-educação para/com pessoas com deficiência.

**Como e quando decidiu dedicar-se ao teatro?**
Estou envolvido com arte desde criança, por influência do meu pai, cantor. O teatro é uma linguagem artística que me encanta por ser algo em que várias questões simbólicas estão envolvidas

**E quando começou a trabalhar com acessibilidade?**
Meu trabalho com pessoas com deficiência iniciou em 2017, a partir da minha participação no curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ, na condição de gestor público de Cultura.

**Você é mestre e professor de licenciatura em teatro, como descreveria o teatro acessível?**
Teatro acessível é aquele que considera o universo da deficiência em sua produção, seja enquanto elemento de construção cênica, seja criando comunicação acessível a pessoas com deficiência enquanto plateia, seja inserindo artisticamente as pessoas com deficiência em sua realização.

**O que falta para que os atores e artistas em geral com alguma deficiência tenham uma maior divulgação de seus talentos?**
Os artistas com deficiência precisam ser enxergados como artistas, e não como seres em superação. Precisam ser valorizados e terem oportunidade de inserção artística para além de uma ação de inclusão ou caridade, recebendo inclusive cachês para a realização de seus trabalhos.

**Destacamos a seguir algumas falas de Emerson em seu curso Teatro + Educação + Acessibilidade, do Um Novo Olhar, parte do programa Arte de Toda Gente. Nelas, ele ressalta que a pessoa com deficiência pode ser tanto receptora como promotora de arte.**

**A deficiência e a estética**
“Entre o caminho do espaço, a cultura e a acessibilidade, nós temos um corpo. E pensar este corpo em toda sua potencialidade é o que nos interessa, e vai fazer, então, a gente entender que pessoa é corpo. Nesse sentido, vamos entender que existe um teatro feito com pessoas com deficiência, um teatro feito para pessoas com deficiência e uma questão mais atual, sobre a qual estamos nos debruçando, que é pensar a deficiência com estética. Assim, a pessoa com deficiência vai ser um corpo receptor da informação, através das tecnologias assistidas. E também é preciso entender que as pessoas com deficiência são corpos promotores do fazer teatral”.

**A importância de personagens com deficiências serem interpretados por artistas com essas mesmas condições**
“É importante elas protagonizarem essas histórias, não só em cena, como na parte técnica do teatro e até criando dramaturgias em que existam personagens que são pessoas com deficiência. Também precisamos pensar que esse é um corpo estético. Devemos ter presença de pessoas com deficiência em cena, e não pessoas que não possuem deficiência fazendo papel de personagens que possuem deficiência. É relevante termos esses corpos, com essas constituições, com suas histórias, em cena. Para além de um pensamento de superioridade ou de caridade, e sim de talento, de possibilidade. Porque são pessoas que também são artistas, porque podem ser artistas e querem ser artistas e têm condições para tal”.

**Emerson de Paula** é professor Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP – Universidade Federal do Amapá, Especialista em Acessibilidade Cultural UFRJ, Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP, Coordenador do NECID – Núcleo de Estudos em Espaços Culturais, Inclusivos e Deliberativos.

Saiba mais sobre a Ação de Acessibilidade Cultural Arte de Toda Gente em Macapá aqui: https://umnovoolhar.art.br/noticias/Acessibilidade-Cultural:-Arte-de-Toda-Gente-em-Macapa

*Foto de abertura: acervo pessoal -divulgação*