Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo (2ª Turma)

*Foto: Raffaella Bompiani*

Foram encerradas as inscrições para o curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo, do projeto Um Novo Olhar, para capacitação de educadores. O curso faz parte da série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão e tem coordenação de conteúdo do professor Robson Xavier e conta ainda com a participação dos professores Leandro Garcia e Sara Nina. As aulas assíncronas serão ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ e as atividades serão desenvolvidas de 14 de junho a 8 de agosto de 2021. Haverá emissão de certificado, com carga horária de 48 horas, para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de uma avaliação sobre o conteúdo apresentado.

Foram oferecidas 120 vagas para cada uma das cinco regiões do país – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul –, que serão preenchidas por ordem de inscrição. No total serão 600 vagas para o curso. Todo o material do curso contará com tradução em libras, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos

Dividido em seis módulos, o Curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo
trata das relações entre a Acessibilidade Cultural e o Ensino das Artes Visuais no Brasil a partir de uma perspectiva não linear e não hegemônica. O conteúdo inclui questões como formação de públicos, acesso aos bens culturais, espaços de criação e protagonismo. O objetivo é tornar possível uma abordagem acessível e abrangente das concepções de educação formal, não formal e suas implicações no ensino das artes visuais na perspectiva decolonial. O foco estará nas implicações políticas da luta para a consolidação do ensino da arte na educação básica, valorização da arte como área de conhecimento e ampliação da acessibilidade cultural no Brasil.

**Os professores**
**Robson Xavier** é artista visual e curador. Ele é pós-doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP; doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, com mobilidade na Universidade do Minho – Portugal; mestre em História pela UFPB; especialista em Educação Especial pela UFPB; com formação em Arteterapia pela Clínica Pomar – RJ; licenciado em Artes Plásticas pela UFPB. professor/pesquisador do Departamento de Artes Visuais e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É também líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI/UFPB/CNPq).

**Leandro Garcia** é doutorando em Artes Visuais na Universidade de Brasília (UnB); mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de Ensino de Artes Visuais; especialista em Cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduado em Licenciatura de Artes Visuais (UFRN) e membro do Grupo de Pesquisa Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais (UnB). Arte-educador, artista multimídia e designer digital, atua entre outras áreas em processos autobiográficos, moda, apropriação fotográfica em redes sociais e poéticas da visualidade. Atualmente, dedica-se a pesquisa de metodologias de investigação baseada em artes, *a/r/tografia*, autoformação, pintura autobiográfica em técnicas mistas e com utilização de materiais alternativos, assim como, a construção subjetiva da identidade no ensino formal e não-formal de artes.

**Sara Nina** é artista, professora e pesquisadora. Sonha em democratizar o acesso à Arte Educação e vê, com isso, a possibilidade de revolucionar a Educação como um todo. É graduada em Artes Plásticas, licenciada em Artes Visuais, especialista em Educação Inclusiva e mestre em Artes Visuais pela UFPB. Publicou, dentre outros livros, *Travessia dos Sentidos: estratégias de mediação multissensorial e inclusiva no Sobrado Dr. José Lourenço em Fortaleza-CE*. É ilustradora infantil e toca o projeto *Artografismos*, canal no YouTube, blog e instagram. É cearense e, atualmente, mora em São Paulo.