Março é o mês das mulheres e o projeto Bossa Criativa faz uma homenagem àquelas que mostram sua força através da música, seja tocando, cantando, ensinando ou produzindo. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser. Com o tema “Arte de Todas as Mulheres”, durante os próximos dias, nos sites dos projetos do Arte de Toda Gente e em nossas redes sociais, o foco estará nelas.
Simbolizando esse grande número de mulheres que fazem parte do Projeto Bossa Criativa, seja como cantoras, produtoras, artistas plásticas, chefs de cozinha, palhaças, atrizes, dançarinas, catadoras de caranguejo, palestrantes ou professoras, escolhemos personagens que estiveram – e estão – à frente de nossas atividades, reproduzindo aqui trechos de depoimentos seus.
Com mais de oitenta anos de história e musicalidade, a cantora alagoana Dona Jandira (na foto do alto) impressiona por sua voz singular e timbre forte.
Cantora com carreira iniciada aos 64 anos, Dona Jandira, na época com 82 anos, participou do Festival Arte de Toda Gente. No show, que você pode assistir no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, acompanhada pelo pianista e compositor Túlio Mourão, ela interpreta os seus clássicos preferidos da música popular.
Quanto a começar a carreira na terceira idade, embora a música estivesse sempre presente em sua casa desde a infância, ela reconhece: “Fui audaciosa”.
O começo na profissão não foi planejado: “É muito interessante minha história, minha mãe era professora de música, sempre gostei de cantar. Costumo dizer que nasci cantando, mas em momento algum tive em mente ser cantora profissional. Foi uma coisa assim, sem explicação. As coisas acontecem e a gente tem que acompanhar”.
A cantora conta como o convite de um adolescente fez sua vida mudar: “Ao chegar em uma pequena comunidade perto de Belo Horizonte, um menino de 15 anos me convidou para fazer um trabalho, com poucas famílias, para melhorar a autoestima, essas coisas. Eu me assustei, mas pensei que se falasse que não gostava de cantar, pegaria mal para mim mesma, pois eu sempre gostei (risos). Pensei: “é covardia eu falar que não”. Já estava com 64 anos, dizer que não queria fazer, que não poderia fazer… Falei: “Eu vou fazer!”.
A partir daí, fez prova para OMB – Ordem dos Músicos do Brasil e não parou mais… “Nunca tive receio de nada, eu sempre fiz e continuo fazendo o que eu sei fazer e estou muito bem até hoje”, afirma
A menina octogenária diz que a música renova suas energias e traz felicidade: “Não tenha dúvida. Eu convivo com muita gente jovem, de todas as faixas etárias. O que aconteceu comigo foi ótimo! Noto que as pessoas gostam muito de me ouvir também, fico feliz com essa receptividade. Claro que eu tenho que ficar feliz!”
Leia a entrevista na íntegra em:
Dona Jandira, uma menina de 82 anos
Cacau Gondomar (foto) é produtora cultural, atriz, designer, pós-graduada em gestão comercial e atua no mercado cultural há mais de 20 anos. No Bossa Criativa ela apresenta a oficina de Produção e Gestão Cultural:
“No curso, a gente falar do planejamento de um projeto e do desenvolvimento também. De tudo que você precisa saber para formar um projeto com conteúdo, com embasamento, um projeto coeso, para que você consiga atingir todos os seus objetivos”.
A produtora acrescenta “Eu costumo falar que uma boa ideia todo mundo tem, mas como a gente torna essa ideia realizável, como a gente torna essa ideia viável, como a gente tira o nosso projeto da nossa cabeça, coloca no papel, e consegue executar de maneira plena”. E reforça que o curso vai auxiliar nesse processo: “Então alguns tópicos que a gente aborda aqui são os campos para criação de um projeto cultural”
Conheça outras histórias de conquistas de outras mulheres incríveis aqui na seção de notícias do site.
Aproveitamentos para sugerir alguns vídeos:
Bossa Criativa | Mostra Belo Horizonte | Apresentação| Dona Jandira
Oficina de produção cultural| Cacau Gondomar
Veja o curso completo também aqui pelo site:
Para embalar a leitura….
Bossa Criativa | Mostra Brasília | Apresentação | Seresteiras
Veja as séries de aulas completas e muitos outros vídeos no Canal Arte de Toda Gente no Youtube: