Arte de rua no Festival Arte de Toda Gente

Durante o mês de setembro, como parte do Festival Arte de Toda Gente, o projeto Bossa Criativa promoveu a Mostra de Arte de Rua, renuindo em uma série de 11 vídeos artistas e pensadores do universo hip hop de todo o Brasil e, em especial, das cidades contempladas pelo projeto. Com apresentações artísticas, performances, debates e palestras, a Mostra trouxe temas como hip hop, breakdancing, grafite, moda, representatividade, entre outros assuntos. Todas as atividades seguem disponíveis no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Em aulas, palestras, debates, apresentações e performances, o evento deu destaque a um universo cultural extremamente vasto, criativo e que cresce a cada dia como movimento e como potência de desenvolvimento econômico e social. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Os artistas envolvidos e as cidades que representam:

Gilmar Satão (Brasília); Vanduarte (Olinda); Zane Santos (Belo Horizonte); Bala Machine (Rio de Janeiro); Piá (RS – Porto Alegre); Mestre Pê (P.) (Belo Horizonte); Eliandra Fidelis (Rio de Janeiro); Gejo O maldito (São Paulo); Guilherme Botelho (São Paulo); Paulo Ribeiro (São Paulo – homenagem a Paraty); Rooneyoyo O Guardião (São Paulo).
Artistas de todas as outras cidades participarão dos debates.

Confira a programação completa da Mostra de Arte de Rua (os vídeos estão disponíveis no canal Arte de Toda Gente, no Youtube):
Vanduarte – Performance (Dança Breaking e artesania)

Gejo O Guardião (de vermelho, na  foto à esquerda) – Apresentação projeto “Custom Mask Brazil” – Hip Hop/ Grafitti e o empreendedorismo auto gestionável durante a pandemia

 

 

 

Guilherme Botelho – palestra “A construção musical do movimento Hip Hop de 1987 a 1995”
Zane Santos – Apresentação – Live Painting com contação de histórias

Bala Machine – Oficina de Hip Hop/Breaking (foto à direita)

 

 

 

Paulo Ribeiro – Apresentação projeto “Vizinhança Cultural” de revitalização de espaços ociosos por artistas de rua de São Paulo

Piá – palestra “História do Hip Hop na região sul do Brasil”

 

 

Mestre Pê (P. MC.) – Oficina Performance Rap / Hip Hop (arte educação com o grupo Pé da Palavra) (foto à esquerda)

Eliandra Fidélis – Debate sobre Hip Hop e moda (Moda sustentável como transformação social e empreendedorismo nas periferias e favelas)

Rooneyoyo O Guardião – Debate com motoboys portadores de deficiência sobre o universo Hip Hop e o Breaking (foto à direita)

 

Gilmar Satão – Live Painting (Hip Hop / Graffiti)

Na imagem de abertura: Montagem e arte de Raffaella Bombiani sobre imagem de B-Boy Bala Machine – foto de divulgação