A partir do dia 20/04, terça-feira, como parte do Projeto Espiral do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, será liberada a primeira aula do curso de saxofone, com Pedro Bittencourt. Professor da graduação da Escola de Música da UFRJ desde 2009, ele também é orientador de mestrandos e doutorandos na pós-graduação da universidade, tendo como especialidade a performance musical.
“Toco todos os saxofones da família, do sopranino ao baixo”, revela o músico, que tem se dedicado tanto à música de concerto clássica quanto à contemporânea. “Sou fundador e diretor artístico do ABSTRAI ensemble, um grupo de música de câmara contemporânea, que em 2020 completa 15 anos de intensas atividades musicais”, orgulha-se Pedro.
Em sua primeira aula, o professor vai falar sobre postura corporal. Na sequência, virão temas como a escolha do saxofone e seus acessórios, limpeza e manutenção do instrumento, respiração, embocadura e fundamentos da emissão sonora.
“Nessas videoaulas, vamos aprender resumidamente as bases do saxofone clássico (ou sinfônico), suas principais técnicas e métodos para poder tocar todo o repertório”, diz Pedro Bittencourt. “Vamos, então, estudar os caminhos para dominar o saxofone e poder fazer muita música!”, promete.
**Pedro Bittencourt** tem 45 anos, é saxofonista, pesquisador e diretor artístico dedicado à música de concerto e contemporânea. Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva de saxofone do departamento de sopros da Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, é professor e pesquisador do PPGM/UFRJ e PROMUS/UFRJ e diretor do Conjunto de Sax da UFRJ.
Ele é, também, fundador, diretor artístico e saxofonista do ABSTRAI ensemble, grupo dedicado à música de câmara contemporânea. Pedro é doutor em Música pela Escola Doutoral Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Paris 8, Vincennes Saint-Denis, França, vinculado ao CICM (Centro de Informática e Criação Musical), sob orientação do compositor Horacio Vaggine. Ele foi bolsista de doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal e artista residente do Instituto de Música e Acústica do ZKM, Karlsruhe, Alemanha, onde gravou o CD *Enlarge Your Sax* pelo selo alemão Wergo Mestre em Musicologia pela Universidade Michel de Montaigne/Bordeaux 3, França.
O músico é ainda bacharel em Comunicação/Radialismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e tem diploma de Estudos Musicais e Aperfeiçoamento em saxofone e música de câmara contemporânea no Conservatório Nacional de Região de Bordeaux, França, na classe de Marie-Bernadette Charrier.
Foto: Felipe Varanda – divulgação.