Aprenda a empreender com música

Artistas não são iguais às empresas, mas, assim como elas, só têm a ganhar com planejamento e capacitação para atuarem no mercado. Em suas 10 videoaulas na oficina Empreendedorismo em Música, o músico e professor Eduardo Pereira (foto) aborda conceitos, técnicas, conteúdos e ferramentas que podem auxiliar muito a gestão da carreira musical. E mostra os caminhos para a definição de um modelo de negócio, seja para quem vai atuar como pessoa física ou jurídica. A oficina terá seus módulos postados semanalmente.

Confira a seguir o roteiro da oficina:

Módulo 1 – Conceitos de Empreendedorismo
Módulo 2 – Tomada de Decisão
Módulo 3 – Perspectivas da Administração
Módulo 4 – O Processo de Gestão
Módulo 5 – Marketing, Inovação e Criatividade
Módulo 6 – Inovação em Modelos de Negócio (Business Model Generation)
Módulo 7 – O Método Canvas (Business Model You)
Módulo 8 – Startups: As Empresas de Internet?
Módulo 9 – O Setor de Entretenimento no Brasil
Módulo 10 – Os Impactos da Pandemia no Setor do Entretenimento e o Mundo Pós-Pandemia

O professor Eduardo Pereira é doutorando em Regência pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas – Unicamp; mestre em Performance e possui MBA em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo – USP. Ele tem vasta experiência no setor de entretenimento como maestro, diretor musical e arranjador. Dirigiu os espetáculos “Bravo Pavarotti”, “Rod Hanna in Concert”, “Queen Experience in Concert”, “Abba Experience in Concert”, “Pink Floyd Experience in Concert”, “Anime Live Show”, “Marconi Araújo 30 anos” e os musicais “New York, New York”, “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia” e “A Bela Adormecida”. Também dirigiu os Especiais de Natal da emissora de TV Rede Vida, o espetáculo “Musical Sinfônico”, com a atriz Claudia Raia, e foi arranjador e assistente de direção musical de “Chaplin, O Musical”.

Eduardo foi o maestro nas turnês do grupo vocal “Il Divo” e do tenor italiano Emanuele Servidio, em sua turnê “Dall’Itália con Amore”, no Brasil. Sempre transitando entre os espetáculos e a música de concerto, ele atuou como diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e, nos últimos anos, se apresentou com grupos como Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santo André, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra de Sopros Brasileira, entre outras. O maestro é sócio-diretor da Live Concert Entretenimento, diretor musical da BRZ Culture & Entertainment e Curador Musical da Orquestra Sinfônica Brasileira.