Concerto da Camerata Laranjeiras no Teatro Dulcina| 19h

Venha para o Teatro Dulcina, toda semana atividades gratuitas e de muita qualidade artística, diferentes convidados pela curadoria do Sinos e do Bossa Criativa!

A próxima atração do Sinos no Dulcina é com a Camerata Laranjeiras.

Fundada 2013, a Camerata Laranjeiras é uma orquestra que se originou
de uma oficina de verão, no bairro das Laranjeiras, um encontro musical empreendido pelos violinistas Tiago Cosmo (Brasil), Karolin Broosch (Alemanha), juntamente com a violoncelista norueguesa Kaja Pettersen (Noruega), ficaram motivados em formar uma orquestra que integrasse jovens de diferentes contextos sociais, unindo morro e asfalto por meio da
música.

O grupo fez sua estréia na praça Jardim Laranjeiras – General Glicério, local batizado como a praça do Choro, onde também acontece a tradicional feira de rua. Desde então, a orquestra vem marcando presença na praça, se comprometendo em realizar apresentações e encontros musicais todo 2°
sábado do mês.
As oficinas foram acontecendo em Laranjeiras no período inicial, permitindo que o grupo se encontrasse com mais regularidade e depois, surgiram novos canais de apoio, a Camerata Laranjeiras não tem seu próprio espaço para que seja possível realizar atividades como ensaios, workshops, masterclasses, reuniões, também não possui os próprios materiais para realizar trabalhos como estantes, instrumentos musicais, cadeiras, entre outras necessidades. São os próprios músicos que levam estes materiais para a realização de possíveis trabalhos. Portanto, o coletivo está à disposição para receber doações de instrumentos ou qualquer tipo de material, sendo um violino, contrabaixo acústico, ou até mesmo estantes usadas, todo tipo de ajuda é importante para a orquestra programar uma oficina musical!

Engajada em promover apresentações em ruas, praças, escolas, asilos, clínicas, lugares que não costumam ver uma orquestra, a Camerata Laranjeiras, ao longo de 9 anos, superou a marca de mais de 900 apresentações pelo Rio, ficando popularmente conhecida como uma orquestra do povo.