Criado em 2010 pelo grupo brasiliense As Caixeiras Cia. de Bonecas, Caixa de Mitos é o segundo espetáculo da companhia que trabalha com o Teatro Lambe-lambe. Sob a temática das lendas brasileiras, indígenas e caboclas que trazem em sua essência o imaginário popular, o espetáculo confirma o importante papel do teatro para a construção, preservação e memória da identidade cultural brasileira.
Fruto de intensa pesquisa sobre as culturas populares e seus elementos míticos, técnicas cênicas em miniatura, de iluminação, materiais para a construção de bonecos e de caixa cênica e também da dramaturgia para o Teatro Lambe-lambe, o espetáculo Caixa de Mitos é apresentado por pequenos bonecos dentro de uma caixa para até 3 espectadores por vez.
No decorrer de cerca de seis minutos, o público surpreende-se com a poesia dos pequenos bonecos de vara e luva, que contam, em uma narrativa sem palavras, as lendas de seres sobrenaturais que habitam as densas florestas do Brasil: o Curupira (protetor das matas), a Boitatá (a temida cobra de fogo), o Saci (criatura travessa e também considerado um protetor da floresta) e a Iara (Mãe D’Água),