> *Foto de abertura: Orquestra Voadora – foto Marcos Credie – divulgação*
Foi lançada no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, com uma live no dia 10 de fevereiro, o Acessibilifolia. O programa aborda e incentiva a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nas festas populares que integram o patrimônio cultural do Brasil. e faz parte do Um Novo Olhar. No mesmo dia, foram postados aqui no site os primeiros dois episódios da série de sete vídeos *Inclusão e Folia*, produzida em parceria com a Orquestra Voadora, do Rio de Janeiro.
**Participaram da live de lançamento:**
Patrícia Dorneles, coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ e coordenadora das ações de acessibilidade do projeto Um Novo Olhar;
Marcelo Jardim, diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Um Novo Olhar;
André Ramos, diretor dos vídeos da série Inclusão e Folia, saxofonista, professor de música, mestrando do curso profissional em Pedagogia do Instrumento do PROMUS – UFRJ, arranjador e um dos organizadores da Orquestra Voadora;
Heitor Luiz, Heitor Luiz – cadeirante desde 2001 e aluno de sax na Orquestra Voadora;
Lula Mattos, músico eufonista e membro da comissão de acessibilidade da Orquestra Voadora;
Andréa Chiesorin, ativista da acessibilidade cultural, cofundadora e intérprete criadora da Pulsar Cia de dança contemporânea.
Inicialmente, as atividades do Acessibilifolia terão como foco o carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro e serão realizadas apenas na forma virtual. Mas a proposta é ampliar, pouco a pouco, a área de abrangência para outras manifestações festivas, como desfiles de maracatu, blocos de frevo, bumba-meu-boi e muito mais.
A série *Inclusão e Folia*, que abre a programação, é composta de sete vídeos, que ersão postados ao longo de três semanas e que trazem os seguintes temas:
Primeira semana (em 10/02)
1 – O poder do Carnaval é possibilitar o encontro
2 – A sensação de pertencimento no Carnaval
Segunda semana (em 17/02)
3 – A Inacessibilidade da Cidade torna o Carnaval de Rua inacessível
4 – Se todo bloco tivesse uma postura em relação à acessibilidade
Terceira semana (em 24/2)
5 – Desfilar para o povo como povo
6 – Todo mundo ganha quando tem acessibilidade
7 – As pessoas com deficiência também pulam Carnaval
**O que é a Orquestra Voadora?**
A Orquestra Voadora surgiu em 2008, a partir do encontro de músicos que tocavam em vários blocos de carnaval do Rio de Janeiro. O grupo une o tradicional formato das bandas de sopro e percussão a um repertório eclético, e possui duas formações: um bloco de carnaval, que desfila no Rio e em São Paulo, e uma banda que faz apresentações de palco. O conjunto fez sua primeira turnê internacional em 2012, passando por cinco países da Europa. Em 2013, criou sua oficina de instrumentos de sopro e percussão, inspirando o surgimento de diversas bandas pelo Brasil. Em 2020, a Voadora criou um núcleo específico para tratar da acessibilidade em suas atividades.