Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente em Macapá

Entre os dias 13 e 15 de junho de 2022, o Um Novo Olhar promoveu o evento presencial Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente, em Macapá. Com foco em professores e educadores que trabalham ou interessados em trabalhar com pessoas com deficiência. Os cursos e oficinas foram ministrados por professores e especialistas em acessibilidade, locais e de outros estados do Brasil, e serão oferecidos no SESC Amapá, tendo três temas: Gestão e Produção Cultural Acessível, Audiodescrição em Contextos Culturais e Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas em Cena. As inscrições são gratuitas puderam ser feitas aqui no site.

**Confira aqui mais informações sobre atividades oferecidas, datas, horários e professores**

__13/06 (segunda-feira) – Curso: Gestão e Produção Cultural Acessível__

Professora: Renata Silencio – 25 vagas

8h às 12h (aula 1) – Pessoas com deficiência, Barreiras, Tecnologias Assistivas e Normas de ABNT e Visão geral de Acessibilidade Cultural
14h às 18h (aula 2) – Elaboração de projetos culturais acessíveis e Estudos de casos

A oficina trará a atenção para que a acessibilidade seja pensada nos projetos e equipamentos culturais e que possa sensibilizar produtores e gestores culturais a implementar de fato essa prática nas diversas ações culturais que venham a realizar.
Serão abordadas no curso: tecnologias assistivas, normas técnicas, barreiras atitudinais, físicas, sensoriais, dentre outras, a formatação de projetos culturais visando acessibilidade, técnicas de descrição de imagens e texto alternativo.

**Objetivos**
– Sensibilizar os profissionais que trabalham com cultura sobre a temática abordada.
– Apresentar a estrutura de formatação de projetos culturais acessíveis.
– Reconhecer que há produção cultural já existente de artistas com deficiência.
– Quebrar as barreiras atitudinais em relação à deficiência.
– Ampliar o universo de criação do produtor cultural, artistas, designer, atores que atuam na produção cultural em seus possíveis matizes, trabalhando com mais um dos eixos da diversidade cultural.
– Apresentar estudos de casos.

**Metodologia**
Duas aulas expositivas, dialógicas, de 4(quatro) horas de duração, para que a acessibilidade seja pensada na pluralidade dos projetos, equipamentos culturais e que os participantes possam implementar de fato essa prática nas diversas ações culturais que venham a realizar.
Será abordado no curso: tecnologias assistivas, normas técnicas, barreiras atitudinais, físicas, sensoriais, dentre outras, a formatação de projetos culturais visando acessibilidade, técnicas de descrição de imagens e texto alternativo.
Apresentação de conteúdos através de slides e vídeos de fontes confiáveis e com reconhecimento dentro da área da plataforma Youtube que dialoguem com o conteúdo.

__14/06 (terça-feira) – Oficina: Introdução à Audiodescrição em Contextos Culturais__

Professoras: Elza Lopes e Rosenilda da Costa – 25 vagas

8h às 12h (aula 1)
14h às 18h (aula 2)

Esta oficina prioriza a compreensão dos conceitos básicos da audiodescrição (AD), sendo apresentados mediante espaços, produtos e obras culturais amapaenses tornando-os acessíveis.
Objetivos:
– Apresentar conceitos e objetivos atuais da audiodescrição (AD);
– Conhecer e discutir sobre profissionais e o processo de construção da AD;
– Expor exemplos de modalidades de AD com breves orientações;
– Apresentar características da AD estática, dinâmica, de exploração e de orientação e mobilidade;
– Oportunizar momento de construção com orientações de roteiro e consultoria;
– Compartilhar roteiros produzidos.

__15/06 (quarta-feira) – Oficina: Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas em Cena__

Professor: Thiago Santana – 25 vagas

8h às 12h (aula 1)
14h às 18h (aula 2)

Interferências e contribuições dos mecanismos de inclusão e acessibilidade na concepção estética artística; A cena, a língua de sinais e audiodescrição – língua/ linguagem e canais de comunicação; Tecnologias assistivas e a fruição artística; Legislação e cultura inclusiva.
A oficina terá um caráter teórico e prático, com estudos de casos, simulações de casos específicos relacionados às linguagens artísticas, rodas de discussões e criação de tecnologias assistivas para uma prática artística inclusiva e acessível.
Objetivos:
– Estimular a produção e criação artística inclusiva e acessível;
– Promover reflexões acerca da importância da acessibilidade cultural;
– Despertar olhares para a arte considerando os aspectos inclusivos;
– Apresentar e problematizar os mecanismos e ferramentas para a acessibilidade cultural;
– Refletir sobre os aspectos legais relacionados à acessibilidade cultural.

**Quem são os professores**

![Professores amapá.jpg](https://umnovoolhar.art.br/wp-content/uploads/strapi/Professores_amapa_895046eaa0.jpg)

*Da esquerda para a direita: Renata Silencio, Elza Oliveira, Thiago Santana e Rosenilda Farias*

**Elza Lopes de Oliveira**
Pedagoga (UNIFAP). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (UFCE). Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (UECE). Professora da Educação Especial na rede pública do Estado do Amapá – Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência visual – CAP/AP. Narradora da audiodescrição do espetáculo infantil QUAQUARELA (AP e RR) 2016, produtora da acessibilidade com roteiro, narração e edição de audiodescrição do projeto Residência Poética em Mulheres Poetas do Amapá 2021. Produção de Roteiro de Arte Kusiwa (Wajãpi) 2021. Produção de acessibilidade de trecho do filme “Perfume” (30’) com roteiro, narração e edição (2021).

**Rosenilda Farias da Costa**
Pedagoga (UNIFAP), Especialista em Educação Especial (FSF/MA). Professora da Educação Especial na rede pública do Estado do Amapá – Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual – CAP/AP. produtora da acessibilidade com consultoria de audiodescrição do projeto Residência Poetica em Mulheres Poetas do Amapá 2021. Produção de Roteiro de Arte Kusiwa (Wajãpi) 2021.

**Renata Silêncio**
Produtora Cultural formada pela UFF, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRJ, Especialista em Acessibilidade Cultural – UFRJ/MINC e em Turismo pela FGV, atualmente coordenadora do Bacharelado em Produção Cultural e professora na Especialização em Línguas, Artes, Cultura e Educação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na mesma instituição é membro do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Produção Cultural e vice coordenadora do NAPNE – Núcleo de Apoio para Pessoas com Necessidades Específicas. Experiência em Planejamento, Coordenação de Produção, Produção Executiva e Produção Administrativa de projetos culturais, visando sempre a Acessibilidade Cultural.

**Thiago Santana**
Ator, diretor, professor de Teatro, atua ainda como produtor cultural com exercício profissional voltado para a consultoria e assessoria de acessibilidade e audiodescrição. Atua como cenotécnico do Centro Cultural UFG em Goiânia. Esta mestrando em Artes da Cena pela UFG, com pesquisa intitulada “Outros Lugares de Onde se vê: Acessibilidade comunicacional em espetáculos cênicos”, é especialista em Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão Escolar pela UnB, licenciado em Artes Cênicas pela UFG e graduado em Propaganda e Marketing pela UNIP. Está professor, diretor artístico e pesquisador de arte, inclusão e acessibilidade do INAI – Instituto Arte e Inclusão.

**Sobre o Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente**

O projeto Um Novo Olhar, realizado pela Escola de Música da UFRJ em parceria com a Fundação Nacional das Artes – Funarte faz parte do programa Arte de Toda Gente e tem como objetivo ampliar o fomento e a difusão da pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência. Para isso, desde 2020 vem desenvolvendo um conjunto de ações que têm como foco principal a inclusão das atividades artísticas na vida de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio da acessibilidade e da democratização do acesso.
Entre as atividades desenvolvidas, estão seminários, encontros, difusão de artistas com deficiência e uma série de cursos que têm sido oferecidos até então em formato virtual. Depois de certificar cerca de 1.500 alunos nesses cursos, o projeto inicia suas atividades presenciais e é nesse sentido que surge o Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente. Promovido em conjunto com instituições parceiras, seu objetivo é mobilizar e fortalecer a pauta da acessibilidade cultural para as pessoas com deficiência em diferentes locais do Brasil.

Sua programação é construída a partir das demandas locais, de forma a promover, a partir de colaboração técnica, diferentes intercâmbios de saberes sobre o tema da acessibilidade e do direito cultural das pessoas com deficiência. Assim, para além das capacitações e formações nas oficinas e cursos oferecidos, o projeto Um Novo Olhar convoca novos pares para que se mantenha aquecida a pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência, suas demandas e conquistas, para avançarmos numa sociedade mais inclusiva e equitativa, que viva e valorize a diversidade e para a qual a cultura e a arte sejam elementos significativos e centrais para seu desenvolvimento.

*imagem de abertura: freesvg.org / divulgação; fotos dos professores – divulgação*