Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos on-line e gratuitos da Academia Arte de Toda Gente – ATG Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, Introdução ao coro infantojuvenil, Trompete e Teoria Musical I. As aulas serão ministradas on-line, no ambiente virtual da UFRJ, com acesso restrito aos alunos matriculados, e haverá emissão de certificado para os que cumprirem as tarefas previstas. É possível se inscrever (até o dia 21/05) e obter mais informações sobre os cursos e a Academia em https://academia.artedetodagente.com.br/.
Sobre os cursos oferecidos e seus professores:
Artes Integradas + Educação + Acessibilidade
O curso tem coordenação de conteúdo da professora Daina Leyton, que divide as aulas com a professora Diele Pedrozo Santo e tem como objetivo discutir a promoção da igualdade de oportunidades para todas as pessoas no estudo, fruição e produção artística. Partindo da pesquisa e da obra de artistas com deficiência, o curso propõe uma reflexão sobre nossas condutas, dentro e fora da sala de aula. E uma discussão sobre quais são as transformações necessárias para passarmos a compreender o que é normalmente entendido como limitação e como potencialidade. Por meio da conexão entre diferentes linguagens e práticas, investigaremos caminhos possíveis para a concepção de projetos educativos e artísticos acessíveis e inclusivos. São abordados temas como Acessibilidade Transversal, Artes e culturas surdas, O ensino da arte para além do olhar, Artes integradas corporalidades e deficiência, Acessibilidade estética e Interdependência de experiências poéticas.
Daina Leyton é educadora, professora e psicóloga, consultora de acessibilidade cultural e de programas educativos.
Diele Pedrozo Santo é professora de Artes Visuais para alunos com deficiência visual há 13 anos. É mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Ensino da Arte, especialista em Educação Especial (IBPEX) e graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Introdução ao coro infantojuvenil
O curso on-line tem como objetivo refletir sobre o perfil de coros infantojuvenis, a preparação do regente, planejamento e dinâmicas de ensaios. Podem se inscrever professores de música e regentes de coros infantis e infantojuvenis, assim como estudantes em formação que desejem se aprimorar. O material apresentado, bem como as atividades propostas, visam auxiliar a estruturação e o aprimoramento do trabalho coral com crianças e jovens.
Mônica Coropos é mestra em Música (UFRJ) e pós-graduada em Música e Educação (Universidade Gama Filho). É professora do Seminário do Sul/FABAT, onde é coordenadora da Pós-graduação em Ministério com Crianças e Maturidade 60+/Terceira idade. Diretora do Instituto Cultural, Social e Recreativo Harmonia. Ministra de Música, membro da Associação dos Músicos Batistas do Brasil; Educadora Cristã, membro da Associação dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil.
Claudia Feitosa é mestra em Música pela UFRJ, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música – práticas interpretativas da UFRJ. Pianista acompanhadora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do coral infantil da UFRJ, do Coral Brasil Ensemble, e classes de regência da UFRJ. Docente de prática pianística no Seminário Batista do Sul do Brasil – FABAT.
Juliana Melleiro é doutora e mestra em Música pela UNICAMP. Licenciada em Educação Musical pela UNESP. Professora de Regência Coral na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Regente assistente do Coral Infantil da UFRJ.
Danielly Souza é regente do Madrigal Contemporâneo, onde realiza um trabalho voltado principalmente à música brasileira, e trabalha como assistente na coordenação da área de Canto Coral do projeto “Um Novo Olhar” (coordenação da Maestrina Maria José Chevitarese), realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Escola de Música da UFRJ.
Trompete
O curso está estruturado em módulos temáticos, que discutem aspectos relacionados à formação musical do trompetista (organologia/história do instrumento, percepção e aspectos cognitivos; aos fundamentos da emissão sonora (respiração, embocadura, sonoridade e articulação; aos fundamentos técnico-musicais no trompete (extensão, métodos, rotina de estudos, musicalidade, dedilhado e acessórios tecnológicos; à interpretação musical e à performance no trompete (repertório, estratégias interpretativas, controle emocional e mercado de trabalho; além de questões gerais relacionadas ao instrumento (escolha do instrumento, sua manutenção e limpeza).
Paulo Viveiro é bacharel em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, estudou também na Universidade Livre de Música – Tom Jobim, na Escola Municipal de Música de São Paulo, além de aulas clínicas na Europa (Alemanha, Itália e França).
Flávio Gabriel é doutor em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e professor de trompete na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é o idealizador da plataforma Trompete Online e do Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA.
Leandro Soares é Professor de Trompete da Escola de Música da UFRJ. Bacharel em Trompete, Mestre e Doutor em Música pela UFRJ.
Teoria Musical I
O curso foi concebido para servir de apoio a músicos que estejam começando, de experiência intermediária, e mesmo avançados, mas que desejam rever ou mesmo aprender elementos básicos de teoria musical. Ele é composto por vídeos e uma rotina de práticas de estudo; fóruns de discussão e envio de atividades solicitadas. O objetivo central é sistematizar os princípios básicos dos elementos da linguagem musical, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura, percepção e aprendizagem de elementos teóricos para uma compreensão musical contextualizada.
Júlio César de Melo Colabardini é graduado em Música pela UNICAMP, com especialização em Música Brasileira e Educação Musical pela Unincor, Mestrado em Educação pela UFSCar e Doutorado em Música pela UNICAMP, tendo diversos artigos, capítulos de livro e cinco Cd’s publicados.