Abertas inscrições para cursos gratuitos de Gravação Mixagem de Áudio, Técnica Vocal para Coros Infantojuvenis e Ensino Coletivo para Professores de Música

Estão abertas até o dia 27/08 as inscrições para os cursos on-line e gratuitos da Academia Arte de Toda Gente de Introdução à Gravação e Mixagem de Áudio, Técnica Vocal para Coros Infantojuvenis e Ensino Coletivo para Professores de Música com Ênfase no Método Jaffé. Os Alunos matriculados terão acesso às aulas no ambiente virtual da UFRJ a partir de 30/08 e, ao final, haverá emissão de certificado para os que cumprirem as tarefas previstas. Inscrições e mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site https://academia.artedetodagente.com.br/. A Academia ATG é parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Os cursos e seus professores:

Introdução à Gravação e Mixagem de Áudio, do professor Ticiano D’Amore, está dividido em seis unidades, cada uma com vídeos e textos de apoio, bem como atividades propostas para fixação do conhecimento. O objetivo do curso é dar o pontapé inicial para a formação de produtores musicais profissionais, apresentando as principais ferramentas e técnicas para que os alunos possam iniciar sua formação técnica.

Ticiano D’Amore é professor titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Grande do Norte. É fundador do canal Reaper Brasil no Youtube e dono dos cursos Reaper Brasil Mix, Reaper Brasil Master e Como Gravar Áudio em Casa. Também é produtor musical e guitarrista, endorser das cordas Solez.

O curso Técnica Vocal para Coros Infantojuvenis é ministrado pelas professoras Maria José Chevitarese e Juliana Melleiro e tem como objetivo o aprimoramento de estratégias de ensino de canto para crianças e adolescentes. Podem se inscrever professores de música, preparadores vocais e regentes de coros infantis e infantojuvenis, assim como estudantes em formação que desejem se aprimorar. O material apresentado, bem como as atividades propostas, visam aprofundar o conhecimento sobre a voz infantil, trazendo também sugestões de vocalises e atividades.

Maria José Chevitarese é graduada em Regência pela UFRJ, mestre em Música Brasileira pela UNIRIO e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ. É professora titular de canto coral e dirige os coros Infantil da UFRJ (1989) e Brasil Ensemble-UFRJ (1999). Criou o projeto A escola vai à ópera voltado para o público infantil, tendo produzido dez óperas. Atuou como Vice decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, Diretora Artística da Escola de Música, Diretora de Cultura Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Extensão e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Atualmente coordena a área de canto coral do projeto Um Novo Olhar, parceria entre a UFRJ e a Funarte.

Juliana Melleiro é doutora e mestra em Música pela Unicamp e licenciada em Educação Musical pela UNESP. É professora de Regência Coral na Universidade Federal do Rio de Janeiro e regente assistente do Coral Infantil da UFRJ. Regeu coros infantis do Projeto Canarinhos da Terra-Unicamp e do Instituto Baccarelli, foi preparadora vocal de coros infantojuvenis do estado de São Paulo e atuou como educadora musical escolar e professora temporária de Canto e Regência da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Foto Walda Marques – divulgação

Em Ensino Coletivo para Professores de Música com Ênfase no Método Jaffé, a professora Renata Jaffé fornece uma visão geral do Método Jaffé para o Ensino Coletivo de Cordas, que é genuinamente brasileiro e é o único a ensinar grupos grandes (de 40 a 45 pessoas) desde a primeira nota musical nos quatro instrumentos de cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo –, sem a necessidade de estudo individual fora das aulas. Ao longo do curso, os alunos conhecerão a história do método e os projetos que a partir dele se desenvolveram. A aprenderão, ainda, técnicas de ensino específicas para grupos de cordas grandes e heterogêneos, com a possibilidade de criação de uma orquestra de cordas desde o início das aulas.

Renata Jaffé é violinista, regente e professora e, desde 1994 trabalha com o Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Foi Diretora Artística e Pedagógica do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, foi a criadora e regente da Orquestra de Mulheres e participou de uma série de congressos, simpósios, workshops e Master Classes, no Brasil e no exterior.