Abertas inscrições para cursos gratuitos de Gravação Mixagem de Áudio, Técnica Vocal para Coros Infantojuvenis e Ensino Coletivo para Professores de Música

Estão abertas até o dia 27/08 as inscrições para os cursos on-line e gratuitos da Academia Arte de Toda Gente de Introdução à Gravação e Mixagem de Áudio, Técnica Vocal para Coros Infantojuvenise Ensino Coletivo para Professores de Música com Ênfase no Método Jaffé. Os Alunos matriculados terão acesso às aulas no ambiente virtual da UFRJ a partir de 30/08 e, ao final, haverá emissão de certificado para os que cumprirem as tarefas previstas. Inscrições e mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site https://academia.artedetodagente.com.br/. A Academia ATG é parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Os cursos e seus professores:

Introdução à Gravação e Mixagem de Áudio, do professor Ticiano D’Amore, está dividido em seis unidades, cada uma com vídeos e textos de apoio, bem como atividades propostas para fixação do conhecimento. O objetivo do curso é dar o pontapé inicial para a formação de produtores musicais profissionais, apresentando as principais ferramentas e técnicas para que os alunos possam iniciar sua formação técnica.

Ticiano D’Amore é professor titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Grande do Norte. É fundador do canal Reaper Brasil no Youtube e dono dos cursos Reaper Brasil Mix, Reaper Brasil Master e Como Gravar Áudio em Casa. Também é produtor musical e guitarrista, endorser das cordas Solez.

O curso Técnica Vocal para Coros Infantojuvenis é ministrado pelas professoras Maria José Chevitarese e Juliana Melleiro e tem como objetivo o aprimoramento de estratégias de ensino de canto para crianças e adolescentes. Podem se inscrever professores de música, preparadores vocais e regentes de coros infantis e infantojuvenis, assim como estudantes em formação que desejem se aprimorar. O material apresentado, bem como as atividades propostas, visam aprofundar o conhecimento sobre a voz infantil, trazendo também sugestões de vocalises e atividades.

Maria José Chevitareseé graduada em Regência pela UFRJ, mestre em Música Brasileira pela UNIRIO e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ. É professora titular de canto coral e dirige os coros Infantil da UFRJ (1989) e Brasil Ensemble-UFRJ (1999). Criou o projeto A escola vai à ópera voltado para o público infantil, tendo produzido dez óperas. Atuou como Vice decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, Diretora Artística da Escola de Música, Diretora de Cultura Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Extensão e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Atualmente coordena a área de canto coral do projeto Um Novo Olhar, parceria entre a UFRJ e a Funarte.

blank

Juliana Melleiro é doutora e mestra em Música pela Unicamp e licenciada em Educação Musical pela UNESP. É professora de Regência Coral na Universidade Federal do Rio de Janeiro e regente assistente do Coral Infantil da UFRJ. Regeu coros infantis do Projeto Canarinhos da Terra-Unicamp e do Instituto Baccarelli, foi preparadora vocal de coros infantojuvenis do estado de São Paulo e atuou como educadora musical escolar e professora temporária de Canto e Regência da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

blank
Foto Walda Marques – divulgação

Em Ensino Coletivo para Professores de Música com Ênfase no Método Jaffé, a professora Renata Jaffé fornece uma visão geral do Método Jaffé para o Ensino Coletivo de Cordas, que é genuinamente brasileiro e é o único a ensinar grupos grandes (de 40 a 45 pessoas) desde a primeira nota musical nos quatro instrumentos de cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo –, sem a necessidade de estudo individual fora das aulas. Ao longo do curso, os alunos conhecerão a história do método e os projetos que a partir dele se desenvolveram. A aprenderão, ainda, técnicas de ensino específicas para grupos de cordas grandes e heterogêneos, com a possibilidade de criação de uma orquestra de cordas desde o início das aulas.

blank

Renata Jaffé é violinista, regente e professora e, desde 1994 trabalha com o Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Foi Diretora Artística e Pedagógica do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, foi a criadora e regente da Orquestra de Mulheres e participou de uma série de congressos, simpósios, workshops e Master Classes, no Brasil e no exterior.