A poderosa tuba

“Participar desse concurso foi muito importante para mim pois existia um objetivo a ser cumprido”, diz Caio David, vencedor da categoria Tuba do concurso Sinos Jovens Solistas que faz parte do Fimuca – Festival Internacional de Música em Casa. “Isso me manteve motivado na minha preparação, que foi bem difícil devido à ausência de alguns recursos, que tive que improvisar”, conta ele. “Quando soube que eu havia sido escolhido vencedor, fiquei muito feliz! Para mim essa é uma importante conquista em tão pouco tempo de preparação”, comemora.

Nos vídeos disponíveis aqui no site do Sinos, Caio David apresenta as seguintes obras:
*Concerto dor Bass Tuba – 1o e 2o mov* (Ralph Vaughan Williams)
*Divertimento para Tuba e Piano – 6 cânones* (Francisco Mignone)
*Three Miniatures for Tuba and Piano* (Anthony Plog)

Caio David Oliveira da Silva – Iniciou os estudos de música com eufônio aos 11 anos na igreja e, depois de dois anos, mudou para tuba. Aos 15, ingressou no curso de música da Escola Portátil de Música – EPM, com o professor Thiago Osório. Em 2016 cursou tuba na Faetec de Quintino com o professor Ricardo Jarrão e, no mesmo ano, ingressou no curso de extensão da UFRJ, com o professor Albert Khattar. Lá se preparou para o vestibular para a Escola de Música da universidade.

Vencedor do Concurso de jovens solistas da Escola de Música da UFRJ em 2018, caio solou com a Orquestra de Sopros da escola no mesmo ano. Tocou ainda com a Orquestra Sinfônica da UFRJ e participou das edições 2019 e 2020 do Festival Internacional SESC de música em Pelotas – RS. Atualmente, ele cursa o bacharelado em tuba, sob orientação de Albert Khattar, e atua como professor do instrumento no programa Orquestra nas Escolas.

***Confira as apresentações de Caio David e dos demais vencedores do concurso Sinos Jovens Solistas do Fimuca, que serão postados ao longo das próximas semanas, aqui no site do Sinos e no canal Arte de Toda Gente no Youtube.***