A cultura de Paraty em Mostra Virtual

No dia 23 de junho,entrou no aro primeiro vídeo da Mostra Virtual Paraty. Temas como artesanato, música, dançae outrasriquezas e outras preciosidades de Paraty são abordadosem uma sériede minidocumentários, que estão sendo postados ao longo todas as semanas. Disponível aqui no sitee, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtubehttps://www.youtube.com/artedetodagente, a primeira etapa da série reúneseis vídeos. OÂprimeirofala dos costumes e tradições do povo paratiense, a partir da visão deFernando da Conceição, Annelyse de Aquino e Adauto Peregrino, três agentes culturais locais. A mostra faz parte do Programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Sobre o vídeo de estreia

A História de Paraty, traz narrativas de agentes culturais locais, desde os primeiros povos habitantes da pequenavila, até os tempos atuais. Paraty foi tombada como Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCOe é protegida e valorizada por sua biodiversidade.O vídeo trata dos costumes e tradições de um povo que vive sobre os encantos das belezas naturais, arquitetônicas e culturais.

Novos vídeos da mostra serão postados sempre às terças e quintas-feiras, sempre às 18h, e permanecerão disponíveis no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Osparticipantes doprimeirovídeo

Fernando César Palla da Conceição, natural de Paraty, 32 anos de idade, paleógrafo, músico, dançarino, idealizador e Presidente do GrupArt (Grupo de Dança e Teatro de Paraty). Atualmente, é curador chefe do Memorial da Política na cidade de Paraty.

Annelyse Monte-Mor de Aquino, natural de Paraty, 54 anos de idade, começou a atuar como guia em Paraty no ano de 1988. Se formou em guia de turismo bilíngue, regional, estadual e ecológico, especializado em atrativos naturais de Paraty, no ano de 1999, pelo Grupo Marc Apoio.

Adauto Peregrino, compositor e cantor, atende pelo pseudônimo de Adauto Constancio. Nasceu em Jurubatiba – MG. Iniciou sua carreira aos 9 anos de idade, cantando música gospel, e como violonista e corista, e aos 16 foi reconhecido como poeta na Academia de Literatura de países de língua portuguesa. Com apenas 18 anos foi consagrado compositor e escreveu muitos temas para teatro e músicas para intérpretes. Aos 20 anos, estreou como ator, quando estudou com o dramaturgo Carlos Alberto Sofredinni, e  aos 25 como diretor teatral e  musical, e dirigiu peças autorais e releituras. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da MPB e em shows no Brasil, América Latina e Europa. Hoje reside em Paraty – RJ.

Programação da primeira etapa da Mostra Virtual Paraty:

23 de junho –A História de Paraty

28 de junho –O Caiçara

30 de junho –A Farinha de Paraty

05 de julho –O Artesanato

07 de julho –A Música Regional

12 de julho –Dança e Arte

Imagem de abertura: paisagem de Paraty – arte sobre foto creative commons – divulgação