Para Daniel Miranda, a interdisciplinaridade é a palavra-chave do momento atual. “O compêndio de seis vídeos que produzi parte do pressuposto que, frente aos desafios impostos pela pandemia, devem ocorrer modificações substanciais na forma de se vivenciar Arte por parte do grande público”, diz o músico. “Tal abordagem argumenta que já há demanda para produtos culturais multiformes, visto a súbita proibiçãocontrole de acesso a lugares públicos. Dessa forma, defendo a ideia de intensificar o envolvimento com outras disciplinas no intuito de concretizar tais produtos”, explica Daniel, que exclama: “é ação”.
Daniel revela que, durante o duro período de isolamento, assumiu o que chama de uma “verve estoica” e entrando em contato com áreas do conhecimento que, até então, talvez parecessem ser alinhadas com sua prática habitual. No projeto Bossa Criativa, ele é também um dos instrutores da Oficina de Viola, cujos vídeos estão disponíveis aqui no site – em https://www.bossacriativa.art.br/oficina/2 .
Bacharel em Geografia pela UFRJ e mestrando em Música na mesma universidade, o geógrafo-violeiro Daniel Miranda sempre fez da diversidade “músico-regional” brasileira o mote para concertos didáticos em diversos países. Na Europa, onde viveu por 10 anos, foi reconhecido como concertista pelo programa de incentivo e subsídio à difusão artístico-cultural do Estado Belga (Art Et Vie). Atualmente, integra o Duo Barroqueando, ao lado do bandolinista Paulo Sá.
A Mostra Realidades Atuais em Artes foi lançada no dia 16 de dezembro de 2020, como parte do Projeto Bossa Criativa. Participaram da chamada pós-graduandos de programas de pós-graduação profissional em Artes de todo o Brasil. A seleção valoriza a inovação e soluções em artes e economia criativa e os vídeos estão sendo disponibilizados semanalmente.
**Veja a apresentação deste e de outros trabalhos da Mostra Realidades em Artes Visuais aqui no site do Bossa Criativa e no canal Arte de Toda Gente no Youtube. **