Pouco acostumados ao dia a dia de sala de aula, muitos músicos sentem dificuldades com didática e estruturação quando vão ministrar suas primeiras oficinas. Uma experiência que vem se repetindo particularmente neste período de pandemia, quando muitos novos cursos online têm surgido. Em suas videoaulas, Susan Hagar trata do Ensino Coletivo e dá dicas importantes para os instrutores. Dentre os pontos abordados, estão o planejamento e a estrutura da aula, incluindo organização da sala e posicionamento dos alunos. E também métodos musicais, escolha de repertório e até formas de desenvolver a concentração mental do aluno.
“Fiquei feliz pelo convite para participar do Projeto Sinos, e mais feliz ainda quando recebi os assuntos das videoaulas que eu deveria desenvolver”, diz Susan. “O Ensino Coletivo de Cordas é um trabalho bonito, que abre a oportunidade para mais pessoas aprenderem um instrumento. Feito de forma eficiente, pode alcançar resultados muito bons, e desde o começo há um convívio com colegas de turma e uma troca muito forte”, afirma.
Sobre o conteúdo dos vídeos, Susan conta que sua intenção foi dar uma ideia geral dessa forma de ensinar em grupo. “Quero mostrar, de modo estruturado, como fazer para que funcione bem. Há tanta coisa a ser dita, tantas sugestões que podem ser dadas, mas nem sempre é fácil para quem dá aula e cria sempre coisas novas, explicar exatamente como fazer. Procurei mesclar um pouco do que eu faço com o que tenho visto e lido sobre ensino coletivo. Sempre pensando que os grupos podem ter as mais variadas combinações possíveis – afinal, um projeto social não é igual ao outro”, explica.
Natural de Recife, Susan Hagar dedica-se à performance musical e ao ensino do violino. Ela fez sua formação acadêmica nos EUA, com mestrados em Performance na Universidade Baylor e em Pedagogia Suzuki na Universidade de Hartford. Foi professora de violino no Projeto Criança Cidadã Meninos do Coque, desenvolvendo um trabalho através do método Suzuki, além de atuar como maestrina da Orquestra Infantil do projeto. A musicista foi ainda Professora Substituta na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e, atualmente, dá aulas de violino no Centro Suzuki de Pernambuco.
“Contribuir para a melhoria do ensino da música no Brasil é algo tão maravilhoso para mim, que nem pensei duas vezes antes de aceitar o convite para este Projeto. Meu desejo é que a minha contribuição abra os olhos de alguns professores para o quanto há ainda a aprender sobre a grande arte de ensinar”, conclui Susan.