21º Concurso Maria Callas tem abertura em 26 de março

Apresentações e outras atividades aconteceram nas cidades de São Paulo e Jacareí, em comemoração ao centenário de nascimento da diva da ópera. A iniciativa tem apoio do Projeto Ópera e do Sinos.

Com um concerto na Sala Nydia Licia, do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, começou no dia 26 de março, às 10 horas, o 21º Concurso Maria Callas. O evento incluiu uma série de apresentações, masterclasses e conferências, em São Paulo, capital, e em Jacareí; reúne os cantores líricos selecionados para as duas fases finais, entre dezenas de inscritos. Neste ano de 2023, o concurso comemorou o centenário de nascimento de sua homenageada, a diva Maria Callas (1923-1977) e conta com o apoio do Projeto Ópera e do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que integram o Programa Arte de Toda Gente.

Retrato de Maria Callas em nanquim e guache sobre papel do artista Livingmurs – reprodução para divulgação.

O concurso

Surgido em 1993, por iniciativa do tenor Paulo Abrão Esper e da pianista Cidinha Rasetti, o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas teve edições bienais até 2013, quando passou por uma reestruturação e passou a ser anual. Podem participar do concurso cantores líricos brasileiros e latino-americanos, entre 18 e 40 anos de idade, que residam ou não em seus países. E ainda cantores de outras nacionalidades, desde que residam no Brasil há mais de seis meses no momento de sua inscrição.

Além de prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados nas categorias Feminino e Masculino, o concurso qualifica os participantes que se apresentaram ao menos na fase eliminatória para serem, eventualmente, chamados a participar de temporadas de recitais, concertos e encenações de ópera e de importantes eventos dedicados ao gênero, como os do Teatro Amazonas (Manaus, AM) e de Campos do Jordão (SP).

Para mais detalhes sobre o 21º Concurso Maria Callas, visite o site oficial da Cia. Ópera São Paulo.