1º Encontro de Ópera Brasileira tem participação do Sinos

Evento acontece em 27 e 28/09, em Araras (SP), com apresentação do espetáculo “A Noite de São João”, debates e recital.

Nos dias 27 e 28 de setembro, acontece em Araras, São Paulo, o 1º “Encontro de Ópera Brasileira: passado, presente e futuro”, evento que tem como objetivo fazer um balanço da criação operística no Brasil, especialmente das composições mais recentes. A programação começa com a apresentação da ópera “A Noite de São João”, de Elias Álvares Lobo, no Teatro Municipal de Araras, e prossegue com debates com libretistas, historiadores, compositores e críticos (veja a programação completa mais abaixo). Entre os convidados estão Jorge Coli, André Cardoso (coordenador do projeto Sinos), Ronaldo Miranda, Leonardo Martinelli, Carlos Moreno, Adalgisa Rosa, Flávio Leite e Lício Bruno, entre outros. A mediação dos debates será feita por João Luiz Sampaio. No encerramento, haverá, ainda, um recital com trechos de óperas brasileiras.

A Noite de São João, em montagem no Conservatório de Tatuí – Divulgação

Considerada primeira ópera brasileira com texto em português, “A Noite de São João” foi composta por Elias Álvares Lobo (1834-191) com libreto de José de Alencar (1829-1877) por volta de 1857, e é a primeira ópera brasileira escrita em língua portuguesa por um brasileiro. Sua partitura orquestral, no entanto, foi perdida, restando apenas um manuscrito de acompanhamento para piano. A nova orquestração foi realizada por Mateus Araújo, por meio de uma parceria do Conservatório de Tatuí com o Projeto Sinos, do programa Arte de Toda Gente, em consonância com o Plano Nacional para o Desenvolvimento da Ópera, implementado pela Funarte em parceria com a Escola de Música da UFRJ. A ópera foi, então, encenada, tendo sua reestreia em dezembro de 2022, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, SP, e, a partir de 24/06, poderá ser assistida pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Confira aqui a programação do Encontro:

27/09 às 19h – Encenação da Ópera “A Noite de São João”, de Elias Álvares Lobo – Teatro Municipal de Araras, Av. Dona Renata, 4901, Araras/SP – CEP 13600-001

28/09, a partir das 10h – Debates (no mesmo endereço)

Abertura

Hudson Lima, coordenador de ópera e música de concerto da Funarte

Primeira conversa

Temas: o projeto Sinos e o repertório operístico; a importância do resgate do repertório histórico para a cultura da ópera e o mercado; qual a melhor maneira de realizá-lo?

Como os teatros podem e devem participar desse processo?

Participantes: André Cardoso (coordenador do projeto Sinos) e Jorge Coli

Segunda conversa

Temas: o papel da ópera contemporânea na consolidação do mercado e na busca por novos públicos. Como inserir a ópera contemporânea no cotidiano das instituições? Novas óperas exigem novas formas de produção de montagens?

Participantes: Flavia Furtado, Mario Ferraro e Adalgisa Rosa

Terceira conversa

Temas: o processo criativo na ópera contemporânea; a escolha de libretos e temas; a relação entre compositores e libretistas e entre autores e intérpretes; a viabilidade de processos colaborativos de criação.

Participantes: Leonardo Martinelli, Jorge Coli e Ronaldo Miranda

Quarta conversa

Temas: o papel do intérprete na criação e no fomento de novos repertórios; em que medida a formação de artistas incorpora o interesse pela música contemporânea

Participantes: André Cardoso, Leonardo Martinelli e Flavio Leite

28/09 às 19h – Recital com trechos de óperas brasileiras e encerramento