Evento acontece em 27 e 28/09, em Araras (SP), com apresentação do espetáculo “A Noite de São João”, debates e recital.
Nos dias 27 e 28 de setembro, acontece em Araras, São Paulo, o 1º “Encontro de Ópera Brasileira: passado, presente e futuro”, evento que tem como objetivo fazer um balanço da criação operística no Brasil, especialmente das composições mais recentes. A programação começa com a apresentação da ópera “A Noite de São João”, de Elias Álvares Lobo, no Teatro Municipal de Araras, e prossegue com debates com libretistas, historiadores, compositores e críticos (veja a programação completa mais abaixo). Entre os convidados estão Jorge Coli, André Cardoso (coordenador do projeto Sinos), Ronaldo Miranda, Leonardo Martinelli, Carlos Moreno, Adalgisa Rosa, Flávio Leite e Lício Bruno, entre outros. A mediação dos debates será feita por João Luiz Sampaio. No encerramento, haverá, ainda, um recital com trechos de óperas brasileiras.
Considerada primeira ópera brasileira com texto em português, “A Noite de São João” foi composta por Elias Álvares Lobo (1834-191) com libreto de José de Alencar (1829-1877) por volta de 1857, e é a primeira ópera brasileira escrita em língua portuguesa por um brasileiro. Sua partitura orquestral, no entanto, foi perdida, restando apenas um manuscrito de acompanhamento para piano. A nova orquestração foi realizada por Mateus Araújo, por meio de uma parceria do Conservatório de Tatuí com o Projeto Sinos, do programa Arte de Toda Gente, em consonância com o Plano Nacional para o Desenvolvimento da Ópera, implementado pela Funarte em parceria com a Escola de Música da UFRJ. A ópera foi, então, encenada, tendo sua reestreia em dezembro de 2022, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, SP, e, a partir de 24/06, poderá ser assistida pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
Confira aqui a programação do Encontro:
27/09 às 19h – Encenação da Ópera “A Noite de São João”, de Elias Álvares Lobo – Teatro Municipal de Araras, Av. Dona Renata, 4901, Araras/SP – CEP 13600-001
28/09, a partir das 10h – Debates (no mesmo endereço)
Abertura
Hudson Lima, coordenador de ópera e música de concerto da Funarte
Primeira conversa
Temas: o projeto Sinos e o repertório operístico; a importância do resgate do repertório histórico para a cultura da ópera e o mercado; qual a melhor maneira de realizá-lo?
Como os teatros podem e devem participar desse processo?
Participantes: André Cardoso (coordenador do projeto Sinos) e Jorge Coli
Segunda conversa
Temas: o papel da ópera contemporânea na consolidação do mercado e na busca por novos públicos. Como inserir a ópera contemporânea no cotidiano das instituições? Novas óperas exigem novas formas de produção de montagens?
Participantes: Flavia Furtado, Mario Ferraro e Adalgisa Rosa
Terceira conversa
Temas: o processo criativo na ópera contemporânea; a escolha de libretos e temas; a relação entre compositores e libretistas e entre autores e intérpretes; a viabilidade de processos colaborativos de criação.
Participantes: Leonardo Martinelli, Jorge Coli e Ronaldo Miranda
Quarta conversa
Temas: o papel do intérprete na criação e no fomento de novos repertórios; em que medida a formação de artistas incorpora o interesse pela música contemporânea
Participantes: André Cardoso, Leonardo Martinelli e Flavio Leite
28/09 às 19h – Recital com trechos de óperas brasileiras e encerramento