13º Festival Brasil-Alemanha aconteceu no Rio de Janeiro, de 5 a 16 de setembro

Entre os dias 5 e 16 de setembro, aconteceu no Rio o Festival Internacional Brasil-Alemanha. O evento reuniu diversas atividades destinadas aos diferentes cursos de Música, além de recitais e concertos, e é resultado da parceria entre a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ e o Instituto Villa-Lobos, da Unirio. O financiamento para a vinda dos professores da Alemanha se dá sob os auspícios do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — órgão de intercâmbio acadêmico do governo alemão. As inscrições para o Festival foram gratuitas.

As vagas foram direcionadas para os cursos de Oboé e Música de câmara, com Thomas Indemühle; Violoncelo, com Bernhard Lörcher; Piano, com Roberto Domingos e Michael Uhde; Música Contemporânea, com Markus Stange; instrução para Canto, com Holger Speck; Criação Musical para Música de Filmes, com Damon Lee; Trompa e Música de câmara, com Will Sanders; Piano e Correpetição, de Xiayi Yiang; e a prática de Banda sinfônica, com Will Sanders. Teremos também o curso de viola.

Com a coordenação geral da Escola de Música da UFRJ, da Unirio e da Escola Superior de Música de Karlsruhe, conta com a organização pelos professor Ronal Silveira e Marcelo Jardim (EM/UFRJ) e Marcelo Carneiro e Ingrid Barancosky (Unirio) e Michael Uhde (ESM-Karlsruhe), além de inúmeros outros professores nas coordenações de áreas. O festival proporciona aperfeiçoamento musical para alunos e profissionais do Brasil e de demais países da América-Latina com professores da Alemanha; e ainda conta com o imprescindível apoio dos professores da Unirio, Hugo Pilger, Ingrid Barancosky, Carol McDavit, Dhyan Toffolo, Josimar Carneiro, Claudio Alves, Cliff Korman e da EM/UFRJ, Philip Doyle, Aloysio Fagerlande, Tiago Carneiro e Leandra Vital (Promus). Para os inscritos que efetivamente participarem de 80% das atividades do curso escolhido, haverá certificado. Não será dada declaração de participação diferente do certificado; o festival não se responsabiliza pelo transporte, hospedagem nem a alimentação dos alunos.